Internacionalização

IFRN e UMinho renovam cooperação técnica

Instituto e universidade portuguesa são parceiros desde 2011

Publicada em 29/01/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Encontro discutiu protocolos entre as Instituições

Na manhã desta sexta (29), integrantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do IFRN realizaram – por videoconferência – um encontro com professores da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal. A reunião foi coordenada pelos professores Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, e Leandro Almeida, do Instituto de Educação da UMinho. O encontro tinha como pauta principal a renovação dos protocolos de cooperação técnica mantidos entre as duas instituições de ensino. Também participaram, pela Propi, a secretária executiva Eliza Nobre, a professora Francinaide Silva e a coordenadora da Editora, Gabriela Raulino. Pela Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), ligada à Pró-Reitoria de Extensão, participou o assessor,  Samuel Carvalho. O diretor de Gestão de Pessoas – Auridan Dantas – e o professor Bento Silva – da UMinho – completaram o grupo.

Futuro

A parceria entre o IFRN e a Uminho completa, em 2021, dez anos. Durante a reunião, Avelino fez um apanhado dos frutos dessa cooperação técnica e apontou quais são as perspectivas da Pró-Reitoria diante de uma possível renovação. Pela UMinho, o professor Almeida acenou com a intenção de manter e ampliar os protocolos, “avançando a novas linhas, para dar um salto, mas mantendo a grandeza do trabalho em conjunto”, disse. A professora Francinaide falou em aumentar a envergadura da cooperação, “fazendo-a mais forte e mais ampla”, e confirmou  – para os termos aditivos ao protocolo renovado – a viabilidade do endosso à sugestão do professor Leandro, de dar atenção especial ao pós-doutoramento.

Com a manutenção da parceria UMinho/IFRN, Avelino Neto apontou alguns encaminhamentos para a efetivação e o avanço das relações entre as instituições, que voltarão a se reunir em 5 de março:

• Continuar com as capacitações de servidores, de acordo com os limites orçamentários;
  • Trazer a Pró-Reitoria de Extensão para as discussões dos novos acordos e aditivos;
  • Focar – com trabalho interno inicial – a possibilidade do pós-doutoramento e projetos bilaterais; e
  • Estimular a parceria entre a Editora IFRN e a UMinho, para produção de coedições.

"Para além da capacitação de servidores - iniciativa já consolidada na cooperação em questão -, as novas frentes de ação do acordo vão auxiliar a elevar os índices de internacionalização de ambas as instituições.  O investimento em pós-doutoramentos e em projetos de pesquisa e extensão interinstitucionais vão colaborar, por exemplo, para que os Programas de Pós-Graduação do IFRN melhorem sua avaliação na próxima quadrienal da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]", disse o pró-reitor.

Cooperação Técnica – histórico

O IFRN e a Universidade do Minho firmaram, em 2011, uma parceria para o programa de cooperação técnico-científica. O acordo previa a contribuição contínua para formação e aperfeiçoamento de profissionais na área pedagógica e na pesquisa científica e tecnológica. Desde seu início, a parceria envolveu as Escolas de Engenharia, de Ciência, de Economia e Gestão, de Psicologia, de Ciências Sociais, de Letras e Ciências Humanas e o Instituto de Educação. O intuito da parceria – que foi sendo ampliada durante os anos – é a realização de projetos científicos voltados para o desenvolvimento local/regional e elevação da titulação.

extensao
pesquisa