história

IFRN e UFRN realizam ações pelo bicentenário da Independência do Brasil

Exposições, palestras e podcasts estão entre as atividades desenvolvidas

Publicada em 11/08/2022 Atualizada há 1 ano

Professores das duas instituições pensaram juntos as iniciativas

“Em 2022, o país celebra os 200 anos de sua independência. Em todo o Brasil, instituições de educação e grupos organizados da sociedade civil estão se mobilizando para refletir sobre o significado da data. No Rio Grande do Norte, um grupo de professores e estudantes do Instituto e da Universidade Federal tomou para si a iniciativa de promover diversas ações em torno do bicentenário”. Com essa fala o professor Bruno Balbino, do Campus Canguaretama, explicou a iniciativa conjunta de docentes do IFRN e da UFRN para marcar a comemoração pelo aniversário da independência nacional, celebrado no 7 de setembro.

Segundo Bruno, são atividades que vem acontecendo desde o início do ano e conduzem à reflexão sobre a semântica da data comemorativa. Entre essas ações, uma conferência da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, foi realizada no auditório da Reitoria da UFRN em 10 de agosto. “Ainda haverá ações como a produção de podcasts com as mesmas pessoas que participaram das conferências, palestras e mesas-redondas”, acrescentou Bruno.

Próximas ações

O professor de História do Campus Canguaretama ainda disse que uma exposição itinerante percorrerá vários campi do IFRN tendo como tema a história do Rio Grande do Norte e a história do Brasil. A iniciativa, no IFRN tem como coordenador, além de Bruno, o professor Arthur Torquato, do Campus João Câmara. Pela UFRN, estão a professora Carmen Alveal e o professor José Evangelista.