IFRN e UFRN organizam o I Simpósio das Heterotopias

Atividades ocorrerão de 27 a 29 de agosto, no Centro de Educação da UFRN

Publicada por Max Praxedes em 16/07/2024 Atualizada há 1 dia, 17 horas

“Imaginar outros espaços” é o tema do I Simpósio das Heterotopias, co-organizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio dos grupos de pesquisa Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq) e Observatório das Heterotopias (UFRN/CNPq).

O evento, que conta com o apoio do Instituto Humanitas de Estudos Integrados da UFRN, é realizado por pesquisadores e estudantes dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFRN) e em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). O Simpósio ocorrerá de 27 a 29 de agosto, no Centro de Educação da UFRN, de forma híbrida. Na programação, constam mesas-redondas, instalação artística, exibição de curtas e apresentação dos trabalhos em andamento dos estudantes.

I Simpósio das Heterotopias (2024)

Inscrições e programação

O Simpósio das Heterotopias tem por objetivo reunir os pesquisadores interessados em discutir o corpo por meio das heterotopias, uma noção cunhada pelo filósofo francês Michel Foucault para se referir a uma espécie de contra-espaço, de lugares que se opõem aos outros lugares. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela página de Ações de Extensão da UFRN.

A programação do evento trará à tona assuntos como emergência climática, audiovisualidades, gênero, diversidade sexual e étnico-racial, reconhecimento de direitos, história do corpo e discussões teóricas em torno das obras de Michel Foucault e de Karl Marx. Para a discussão desses tópicos, farão parte das mesas pesquisadores de diversas instituições brasileiras e de Portugal.

Simpósio das Heterotopias
UFRN