Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e inovação

IFRN e UFRN discutem gestão de Pesquisa

Representantes das duas instituições se reuniram, na última quarta-feira (18), com o objetivo de firmar parceria

Publicada em 19/08/2021 Atualizada há 1 ano

Representantes do IFRN e da UFRN se reuniram, de forma virtual, na última quarta-feira, 18 de agosto.

Na tarde da última quarta-feira, 18 de agosto, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram uma reunião para discutir a gestão da Pesquisa.

Pelo IFRN, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino de Lima Neto, e os responsáveis pelas Coordenações de Pesquisa e Inovação (Copein) dos campi Ipanguaçu, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante, respectivamente: Kássio Roberto, Rodrigo Barreto e Gabriela Barbosa. Pela UFRN, participaram a pró-reitora de Pesquisa, Sibele Perguer; a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Elaine Gavioli; e os membros da Propesq: Jefferson Oliveira, Dyego Queiroz, Karen Bezerra, Mayra Cardoso e Elinete Lopes.

O encontro teve o objetivo de compartilhar experiências de gestão de editais, além de discutir parcerias entre as instituições. “O IFRN se encontra, atualmente, no momento de realização de ajustes nos editais e no módulo de Pesquisa no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), a partir das sugestões recolhidas pelas Copein. Conhecer as experiências da Propesq na gestão desses fluxos pode nos ajudar nesse processo de revisão”, ressaltou Avelino de Lima. Kássio Roberto, por sua vez, salientou que “as parcerias suprem demandas de ambos os lados, pois despertam o interesse de estudantes e pesquisadores e ainda proporcionam uma formação diferenciada”.

Encaminhamentos

Após o encontro com representantes da UFRN, o Instituto Federal realizará uma reunião com a Procuradoria Jurídica e a Auditoria, com vistas a apresentar outras experiências na gestão dos editais e auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de suas atividades. Também foi proposta uma nova reunião com as servidoras da Propesq responsáveis pela gestão dos laboratórios, pois, atualmente, as duas instituições preparam portfólios para divulgar as ações das estruturas. Por fim, as equipes também se disponibilizaram a esboçar uma iniciativa conjunta à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), voltada à formação científica de estudantes.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas