MINERAÇÃO

IFRN e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico planejam evento para novembro

II Fórum Estadual Mineral deve ocorrer entre os dias 18 e 19/11

Publicada em 24/06/2021 Atualizada há 1 ano

Reunião por vídeo-chamada contou com representantes do IFRN e da Sedec/RN

No dia 23 de junho, representantes do IFRN e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec/RN) se reuniram para planejar o II Fórum Estadual Mineral (FEM). Pela Sedec/RN, participaram Jaime Calado, secretário de Desenvolvimento Econômico do estado; Sílvio Torquato, secretário adjunto; e Hugo Fonseca, coordenador de Desenvolvimento Energético da Secretaria. Pelo IFRN, estavam presentes na vídeo-chamada o professor e pesquisador Alexandre Rocha da Rocha; Gabriela Raulino, coordenadora da Editora IFRN; João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica; Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; e Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

Para o professor Avelino, o II Fórum Estadual Mineral abre possibilidades de articulação com empresas aos pesquisadores do Instituto, principalmente aqueles vinculados aos programas de pós-graduação, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Para João Teixeira, “organizar junto à Sedec o II FEM representa o protagonismo do IFRN na pesquisa, desenvolvimento e inovação na área da mineração e afins, dando a oportunidade de que sejam estabelecidas novas parcerias com nossos centros e laboratórios de pesquisa mineral”. Segundo Hugo, o sucesso do I FEM, que ocorreu em 2019 e também contou com a parceria do IFRN, mostra o potencial de um novo evento reunir discussões das principais entidades públicas e privadas do estado envolvidas na atividade mineral do Rio Grande do Norte: “O foco desse segundo Fórum será a articulação com o mercado regional, nacional e internacional, a fim de atrair empresas para o diálogo com os setores público e privado do estado.”

Prevê-se a realização do II FEM para os dias 18 e 19 de novembro, presencialmente, caso as condições sanitárias o permitam. A programação contará com painéis, mesas redondas e palestras sobre o potencial da mineração no RN, rochas ornamentais, incentivos para atividade mineral no RN e o papel da inovação no setor mineral do estado.

Primeira edição do evento

O I Fórum Estadual Mineral foi realizado em 2019 e também contou com a parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico. O evento aconteceu na Escola do Governo do RN e contou com a presença de mais de 600 participantes.