Parceria na área de energias renováveis

IFRN e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN discutem parceria

Representantes de órgãos se reuniram na quarta-feira (25) para firmar cooperação na área de Energias Renováveis

Publicada em 26/08/2021 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Reunião entre representantes dos órgãos ocorreu no Centro de Tecnologia em Energias Eólicas do Campus João Câmara.

Na última quarta-feira, 25 de agosto, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec/RN) realizaram uma reunião no Centro de Tecnologia em Energias Eólicas (CT Eólico) do Campus João Câmara do IFRN. O encontro teve por objetivo discutir parcerias na área de Energias Renováveis.

Pelo Instituto Federal, estiveram presentes o diretor-geral do Campus João Câmara do IFRN, professor Matheus Tavares; e o coordenador do CT Eólico, professor Leonardo Vale. Também marcaram presença representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi): o diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, professor João Teixeira, e o assessor de Projetos Especiais, professor e pesquisador Moisés Souto. Pela Sedec, participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado; o coordenador da Assessoria Técnica, Guido Salvi; o coordenador de Desenvolvimento Industrial, Olavo Bueno de Oliveira; e a subcoordenadora de Incentivos à Produção, Irani Santos.

Na oportunidade, o professor Leonardo Vale apresentou o estado atual do CT Eólico e as possibilidades de cooperações entre o IFRN e a Sedec. Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, salientou a viabilidade de colaborações entre as duas instituições, tendo em vista o protagonismo do Rio Grande do Norte na produção de energia eólica e as demandas atuais por Pesquisa, Inovação e formação de recursos humanos. “O Rio Grande do Norte já é o maior produtor de energia eólica em terra no Brasil, o que traz empresas para o estado e, consequentemente, a necessidade de formação de recursos humanos nessa área”, declarou o secretário.

O coordenador do CT Eólico, professor Leonardo Vale, ressaltou que o Centro tem perspectivas de atuar na tríade Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão, como forma de atender às demandas da região do Mato Grande (que compreende os municípios das microrregiões da Baixa Verde e do Litoral Nordeste) e do setor energético eólico do estado. João Teixeira, reforçou a importância de atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação junto às empresas do setor, especialmente em áreas temáticas relacionadas ao CT Eólico, e que são estratégicas para o estado, como hidrogênio verde e tecnologias de armazenamento de energia.

Durante o encontro, o assessor e professor Moisés Souto explicou a importância do desenvolvimento de tecnologias no Centro de Tecnologia em Energias Eólicas que possam ser transferidas para as empresas que atuam na região do Mato Grande. Por fim, o diretor-geral do Campus João Câmara, professor Matheus Tavares, reforçou a importância da atuação da Sedec para o fortalecimento do CT Eólico. O professor aproveitou o momento para convidar o secretário de Desenvolvimento Econômico para a inauguração dos laboratórios do Centro.

Encaminhamentos

Após a reunião da quarta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado realizará articulações junto a empresas do setor, visando estabelecer parcerias com o Centro de Tecnologia em Energias Eólicas. A partir daí, serão traçadas estratégias para um diálogo com o setor privado, através do suporte da Assessoria de Projetos Especiais da Propi/IFRN. Em breve, será realizada uma nova visita da Sedec ao Campus João Câmara do IFRN.

pesquisa