Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria na área de energias renováveis

IFRN e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN discutem parceria

Representantes de órgãos se reuniram na quarta-feira (25) para firmar cooperação na área de Energias Renováveis

Publicada em 26/08/2021 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:23

Reunião entre representantes dos órgãos ocorreu no Centro de Tecnologia em Energias Eólicas do Campus João Câmara.
Reunião entre representantes dos órgãos ocorreu no Centro de Tecnologia em Energias Eólicas do Campus João Câmara.

Na última quarta-feira, 25 de agosto, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec/RN) realizaram uma reunião no Centro de Tecnologia em Energias Eólicas (CT Eólico) do Campus João Câmara do IFRN. O encontro teve por objetivo discutir parcerias na área de Energias Renováveis.

Pelo Instituto Federal, estiveram presentes o diretor-geral do Campus João Câmara do IFRN, professor Matheus Tavares; e o coordenador do CT Eólico, professor Leonardo Vale. Também marcaram presença representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi): o diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, professor João Teixeira, e o assessor de Projetos Especiais, professor e pesquisador Moisés Souto. Pela Sedec, participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado; o coordenador da Assessoria Técnica, Guido Salvi; o coordenador de Desenvolvimento Industrial, Olavo Bueno de Oliveira; e a subcoordenadora de Incentivos à Produção, Irani Santos.

Na oportunidade, o professor Leonardo Vale apresentou o estado atual do CT Eólico e as possibilidades de cooperações entre o IFRN e a Sedec. Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, salientou a viabilidade de colaborações entre as duas instituições, tendo em vista o protagonismo do Rio Grande do Norte na produção de energia eólica e as demandas atuais por Pesquisa, Inovação e formação de recursos humanos. “O Rio Grande do Norte já é o maior produtor de energia eólica em terra no Brasil, o que traz empresas para o estado e, consequentemente, a necessidade de formação de recursos humanos nessa área”, declarou o secretário.

O coordenador do CT Eólico, professor Leonardo Vale, ressaltou que o Centro tem perspectivas de atuar na tríade Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão, como forma de atender às demandas da região do Mato Grande (que compreende os municípios das microrregiões da Baixa Verde e do Litoral Nordeste) e do setor energético eólico do estado. João Teixeira, reforçou a importância de atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação junto às empresas do setor, especialmente em áreas temáticas relacionadas ao CT Eólico, e que são estratégicas para o estado, como hidrogênio verde e tecnologias de armazenamento de energia.

Durante o encontro, o assessor e professor Moisés Souto explicou a importância do desenvolvimento de tecnologias no Centro de Tecnologia em Energias Eólicas que possam ser transferidas para as empresas que atuam na região do Mato Grande. Por fim, o diretor-geral do Campus João Câmara, professor Matheus Tavares, reforçou a importância da atuação da Sedec para o fortalecimento do CT Eólico. O professor aproveitou o momento para convidar o secretário de Desenvolvimento Econômico para a inauguração dos laboratórios do Centro.

Encaminhamentos

Após a reunião da quarta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado realizará articulações junto a empresas do setor, visando estabelecer parcerias com o Centro de Tecnologia em Energias Eólicas. A partir daí, serão traçadas estratégias para um diálogo com o setor privado, através do suporte da Assessoria de Projetos Especiais da Propi/IFRN. Em breve, será realizada uma nova visita da Sedec ao Campus João Câmara do IFRN.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas