Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Empreendedorismo

IFRN, Funcern e Sebrae promovem lançamento de Incubadora

Incubadora de Cultura e Artes vai funcionar no Câmpus Natal-Cidade Alta.

Publicada em 06/06/2012 Atualizada há 1 ano

Reitor Belchior Rocha fala sobre o lançamento da Incubadora.

IFRN, Funcern (Fundação de Apoio ao IFRN) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançaram oficialmente hoje (6) a Incubadora de Cultura e Artes do Câmpus Natal-Cidade Alta. Na ocasião, também aconteceu a assinatura dos convênios para a implantação de novas incubadoras nos Câmpus Caícó, Ipanguaçu, João Câmara e Pau dos Ferros. O evento faz parte das ações do Programa Sebrae de Incubadoras de Empresas do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo apoiar os habitats de inovação existentes e fomentar a criação de novos, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento de ações inovadoras e competitivas nas micro e pequenas empresas.

Iniciando a programação, o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, João Bosco Freire, fez uma apresentação da incubadora recém-lançada, que tem o foco em projetos e empresas que tenham arte e cultura como valor agregado aos seus produtos e serviços. Em seguida, o Diretor Superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, destacou a importância das incubadoras para o desenvolvimento do estado, consolidando cada vez mais o entrosamento entre as micro e pequenas empresas com as instituições de ensino de ciência e tecnologia. Por fim, o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, agradeceu todo o apoio recebido e enfatizou a importância que o Instituto tem de formar não apenas profissionais, mas também verdadeiros empreendedores.

A Incubadora de Cultura e Artes foi a quarta implantada no Instituto. As outras três funcionam no Câmpus Natal-Central, focada em tecnologia da informação, automação, e-comerce, confecções e serviços; no Câmpus Mossoró, na área de petróleo e gás, e no Câmpus Currais Novos, voltada ao melhoramento genético. Com a assinatura dos convênios de mais quatro Incubadoras, o IFRN expande o foco nos arranjos produtivos. Abaixo segue a relação das áreas de atuação dos novos Câmpus contemplados:

- Câmpus Caicó: indústria de confecção nos segmentos de bordados, bonelaria e têxtil; agronegócio, no segmento da pecuária e laticínios.

- Câmpus Ipanguaçu: agronegócio nos segmentos da agricultura irrigada, fruticultura e pecuária; indústria, no segmento da cerâmica vermelha.

- Câmpus Pau dos Ferros: agronegócio, nos segmentos do beneficiamento do leite e do mel, bem como nos segmentos da ovinocaprinocultura e pecuária.

- Câmpus João Câmara: agronegócio, nos segmentos da pecuária, extrativismo, cajucultura e apicultura.

É importante salientar que todos eles também terão o foco no segmento da Tecnologia da Informação (TI).

As incubadoras têm o objetivo de potencializar as chances de sucesso de empresas que entraram há pouco tempo no mercado. Para isso, prestam o auxílio e acompanhamento de questões relacionadas à infraestrutura e serviços necessários ao funcionamento, desde assessorias técnicas até a ajuda para a captação de recursos financeiros.