Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

IFRN é premiado no concurso "Colegio del Año en Español 2024"

Campus São Paulo do Potengi conquistou 3º lugar nacional com projeto sobre ancestralidade hispânica

Publicada por Max Praxedes em 14/04/2025 Atualizada em 14 de Abril de 2025 às 16:45

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) segue se destacando no cenário nacional com práticas pedagógicas inovadoras voltadas ao ensino de línguas estrangeiras. No dia 11 de abril, o Campus São Paulo do Potengi conquistou o 3º lugar na categoria "Ensino Médio" do concurso “Colegio del Año en Español 2024”, promovido pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil em parceria com o Colégio Miguel de Cervantes, onde ocorreu a cerimônia de premiação, em São Paulo.

A submissão feita pelo campus reuniu uma série de atividades pedagógicas voltadas ao fortalecimento do ensino do espanhol. Entre elas, o projeto “Memoria y Ancestralidad de la América Hispánica” ganhou destaque por seu caráter interdisciplinar, ao articular conteúdos de História e Espanhol em uma proposta que valorizou as raízes culturais da América Hispânica e a construção de sua identidade a partir da fusão entre os povos originários e a colonização espanhola.

Bruno Costa, Samuel Lima, Maraísa Alves, Renato Dantas e Luisa Pascual / Foto: cedida
Bruno Costa, Samuel Lima, Maraísa Alves, Renato Dantas e Luisa Pascual / Foto: cedida

Portfólio reúne práticas inovadoras no ensino do espanhol

A professora de espanhol Maraísa Alves, responsável pela coordenação do portfólio enviado ao concurso, explicou que o projeto “Memoria y Ancestralidad” foi um dos principais elementos entre as múltiplas iniciativas pedagógicas desenvolvidas no campus: “ao participar do Colégio do Ano, não apresentamos apenas uma proposta isolada, mas um conjunto articulado de atividades voltadas ao fortalecimento do ensino do espanhol. O projeto de Memória e Ancestralidade recebeu ênfase por seu significado simbólico e por seu caráter interdisciplinar, mas outras ações também marcaram o nosso trabalho ao longo do ano, como a campanha do Dia do Amor e da Amizade, inspirada no Dia de São Valentim, além dos vlogs produzidos pelos estudantes durante as aulas de campo em espanhol”, relatou.

Foto: cedida
Foto: cedida

Ela também compartilhou sua percepção sobre o valor simbólico da conquista: “essa premiação representa o reconhecimento de um trabalho construído ao longo de vários anos. Me sinto muito honrada em estar entre os professores premiados na edição de 2024. Ensinar a língua espanhola permite que os estudantes mergulhem em outras culturas. O desenvolvimento de projetos favorece o envolvimento com esses novos mundos que se apresentam, despertando potencialidades, promovendo o trabalho colaborativo, o respeito às diferenças e o desenvolvimento de competências interpessoais, como a empatia. Aprender uma nova língua é romper fronteiras, perceber a imensidão do mundo e compreender que podem — e devem — fazer parte dele. A interculturalidade presente nessas ações, no aprendizado do idioma e no contato com outras realidades, contribui para a formação de cidadãos globais”.

Internacionalização e política linguística como pilares institucionais

A conquista do IFRN no concurso reflete um movimento institucional mais amplo de valorização do ensino de línguas e da internacionalização. Para o assessor de Relações Internacionais do IFRN, Samuel Lima, o destaque nacional é resultado de um processo consistente: “a política de internacionalização dos últimos quatro anos inaugurou parcerias com países da América Latina e fortaleceu vínculos com a Espanha, por meio da sua Embaixada no Brasil e de Instituições de Ensino Superior em Almería e na Coruña. Paralelamente, temos avançado com a política linguística do Instituto, que promove o ensino do espanhol como ferramenta fundamental para consolidar essas relações internacionais”, afirmou.

Samuel também destaca que esse contexto institucional cria um ambiente propício para que professores desenvolvam projetos que ganham visibilidade dentro e fora do Brasil: “esse prêmio, que já é chamado por muitos de ‘Oscar do Ensino de Espanhol no Brasil’, é uma consequência desse ambiente fértil. Nossos estudantes são os principais beneficiados, pois protagonizam ações que desenvolvem suas competências interculturais e sua cidadania global. Estamos articulando um processo coeso, envolvendo diversos atores, em benefício da melhor educação pública de ensino médio do Rio Grande do Norte”.

Premiação e continuidade das ações

Como reconhecimento pelo desempenho no concurso, o Campus São Paulo do Potengi será contemplado com livros para a biblioteca, cursos de formação continuada para a professora de espanhol e uma bolsa integral de graduação na Universidade de Jaén, na Espanha, destinada a uma pessoa egressa do ensino médio técnico integrado.

A participação do IFRN no evento não se encerrou com a cerimônia. No dia seguinte, 12 de abril, os servidores Bruno Rafael Costa e Samuel Lima, ao lado da professora Rosa Elena Niola, da Universidad Península de Santa Elena (Equador), ministraram a oficina “Lengua y cultura en Ecuador para brasileños: un modelo de intercambio exitoso en el ámbito de la internacionalización de la educación”, onde relataram experiências de estudantes do IFRN em programas de mobilidade no país andino.

Apresentação do servidor Bruno Rafael Costa / Foto: cedida
Apresentação do servidor Bruno Rafael Costa / Foto: cedida

Histórico de conquistas reafirma compromisso institucional

O IFRN tem se mantido entre os finalistas do concurso “Colegio del Año en Español” nos últimos três anos, sendo premiado nas duas edições mais recentes. Em 2023, o Campus Natal–Centro Histórico conquistou o 1º lugar na mesma categoria, consolidando o protagonismo da instituição na promoção do espanhol e da cultura hispânica no Brasil.

Com uma política institucional voltada para o ensino de línguas, iniciativas de internacionalização e valorização da diversidade cultural, o IFRN reafirma seu compromisso com uma formação cidadã, plural e conectada ao mundo.

Palavras-chave:
Campus São Paulo do Potengi Reconhecimento Colegio del Año en Español Espanhol Premiação

Notícias relacionadas