Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parcerias

IFRN e Neoenergia Cosern promovem webinar sobre chamada de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Evento apresentou oportunidades de parceria e lançou edital para submissão de propostas inovadoras

Publicada por Ester Macedo em 16/07/2025 Atualizada em 16 de Julho de 2025 às 14:41

No dia 7 de julho, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou um webinar em parceria com a Neoenergia Cosern. O evento tinha como objetivo apresentar à comunidade acadêmica as diretrizes do novo edital de chamada pública para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) voltado ao setor elétrico.

O seminário contou com a participação de Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern, que destacou a importância da aproximação com instituições de ensino e pesquisa como forma de impulsionar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor energético. Júlio também ressaltou o alinhamento do edital com o Plano Estratégico Quinquenal de Inovação – PEQuI 2024-2028, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anee).

Os objetivos estratégicos do Grupo Neoenergia no fomento a projetos de inovação foi um dos pontos abordados pelo engenheiro especialista do Departamento Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento, Gustavo Travassos. Em sua fala, ele reforçou a importância da atuação em rede com instituições públicas, como o IFRN, e apresentou exemplos de como os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) têm gerado impactos positivos nos processos internos da empresa.

Na sequência, Kalina Aguiar, integrante do Departamento de P&D da Neoenergia Cosern, apresentou os principais eixos temáticos prioritários da nova chamada pública. Entre as áreas de destaque estão: modernização e modicidade tarifária, eletrificação da economia, eficiência energética, digitalização, cibersegurança, inteligência artificial, eletricidade de baixo carbono e armazenamento de energia. A apresentação também foi uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de avaliação das propostas.

Webinário IFRN e Cosern
Webinário IFRN e Cosern

Como exemplo de iniciativas bem-sucedidas viabilizadas por meio do Programa de P&D regulado pela Aneel, o supervisor da Neoenergia Cosern, Hugo Soares, compartilhou experiências anteriores, ressaltando a importância da colaboração com o IFRN no desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao setor elétrico.

O diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, professor João Teixeira, apresentou o papel do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) no apoio à elaboração e maturação de propostas, destacando ainda a relevância do edital como instrumento para fortalecer a pesquisa aplicada e promover a transferência de tecnologia.

Encerrando a programação, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRN, Francinaide Nascimento, agradeceu a parceria com a Neoenergia Cosern e incentivou a participação ativa da comunidade acadêmica. Para ela, a chamada representa uma oportunidade valiosa de alinhar as competências institucionais do IFRN com demandas concretas da sociedade.

Palavras-chave:
IFRN Cosern