Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Colaboração

IFRN e INPE discutem parceria entre as instituições

Estreitamento de relações contribuirá para o desenvolvimento tecnológico nacional

Publicada em 06/05/2022 Atualizada há 1 ano

Apoio mútuo possibilitará o desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) reuniu-se com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para discutir parceria entre as instituições. O encontro ocorreu presencialmente, na Reitoria do IFRN, e tratou das possibilidades de trabalho conjunto na relação dos dois institutos.

O início da reunião foi utilizado para apresentações gerais sobre as instituições, feitas pelas autoridades máximas de cada uma. No decorrer do encontro, o INPE demonstrou interesse em atividades desenvolvidas pelo IFRN e declarou intenção de aprofundar a discussão de colaboração entre as instituições. O desenvolvimento tecnológico do IFRN em Energias Renováveis, a identificação de demandas para missões espaciais, o desenvolvimento conjunto de tecnologias e a possibilidade de cotutelas em formações de Doutorado foram alguns dos temas apontados para o início da colaboração.

Representando o IFRN, estiveram presentes o reitor, José Arnóbio Filho, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônia Silva, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propi), Avelino Lima Neto, o professor e aluno de Pós-Graduação do INPE, Moisés Souto, e Rafael Passos, da equipe da Propi. Pelo INPE, estiveram presentes o diretor, Clézio Nardin, a coordenadora de Gestão Organizacional e vice-diretora do Instituto, Mônica Oliveira, a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Maria de Fátima Mattiello, o coordenador de Ciências da Terra, Gilvan Oliveira, o coordenador de Engenharia, Tecnologia e Ciências Espaciais, Geilson Loureiro, e o coordenador de Infraestrutura e Pesquisas Aplicadas, Carlos Lino. 

Suap e Protocolo de Intenções

A discussão sobre o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) foi um dos pontos de grande interesse do INPE. O Instituto demonstrou o desejo de, através de negociações, adquirir o uso do Suap em sua instituição. O sistema foi desenvolvido pela equipe da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI) para a gestão de processos administrativos do IFRN. Atualmente, o Suap é utilizado em outros Institutos Federais e é responsável por integrar diversas ações para seus usuários.

Ao final do encontro, houve encaminhamentos que contribuirão para a realização do trabalho conjunto que será desenvolvido. As autoridades máximas comprometeram-se, a princípio, à assinatura de um Protocolo de Intenções, que reunirá pontos de interesse de cada uma das instituições para discussão futura. O reitor do IFRN, José Arnóbio Filho, acredita que a colaboração “abre um caminho de estreitamento de relações” e possibilitará o “fortalecimento do desenvolvimento do país”.  

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas