MINERAÇÃO

IFRN e governo estadual realizam 3ª edição do Fórum Estadual Mineral do RN

Evento discute rumos da mineração no estado

Publicada em 10/11/2022 Atualizada há 1 ano

Programação se estende até a sexta-feira (11)

A 3ª edição do Fórum Estadual Mineral do Rio Grande do Norte teve início na tarde desta quinta-feira, 10 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern). A programação se estende até sexta-feira (11) e contará com apresentações de seminários acadêmicos, onde estudantes e pesquisadores mostrarão trabalhos científicos voltados para o setor.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte, juntamente com órgãos públicos e sociedade civil, promove a iniciativa. De acordo com o diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, João Teixeira, essa parceria impulsiona o desenvolvimento da mineração no estado: “o evento surgiu da necessidade de se discutir a mineração no RN. O IFRN, como parceiro, contribui ativamente nesse processo: seja pelo ensino, como - por exemplo, nosso curso de mineração, que chega aos 60 anos de oferta ininterrupta em 2023, seja pela pesquisa, entre outros, através do nosso Centro de Tecnologia Mineral", disse João. O CT Mineral vem sendo desenvolvido atividades, em Currais Novos e Parelhas, por exemplo, com movimentações que abrangem pequenos mineradores, grandes empresas e sindicatos, o que fomenta o desenvolvimento da área.

Novos Horizontes

A EDIÇÃO 2022 traz como tema “Os novos horizontes da mineração no RN” e reúne empresas internacionais e grandes personalidades da mineração brasileira, com a missão de favorecer a geração de parcerias e viabilizar soluções que aqueçam a mineração potiguar. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado, a parceria entre o governo do RN e o Instituto vem trazendo excelentes resultados: “essa parceria do governo do estado com o IFRN é de grande importância, afinal se trata de uma instituição pioneira na mineração no RN, com um ensino de qualidade e que conta com 22 campi espalhados pelas dez regiões econômicas do estado, fortalecendo o desenvolvimento”.

CT mineral IFRN

A diretora executiva do CT Mineral, Lígia Gonzaga, reforçou a importância do evento: “esse é um momento ímpar para a gente firmar relações  com o setor empresarial da área, alavancando ainda mais esse setor que reúne grandes empresários e o setor público”.

O desenvolvimento da mineração impulsionada pelo IFRN no estado segue dando seus frutos, o Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral/IFRN) foi selecionado, através da Chamada Pública nº 1/2022 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como Polo de Inovação em Tecnologias em Mineração do Brasil na área de Tecnologias em Mineração.

CT Mineral do IFRN é credenciado