Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

IFRN e Governo do Estado retomam discussões sobre protocolo de intenções

Projeto prevê parcerias para ações nas áreas de educação, saúde, agricultura, mineração e outras

Publicada em 08/02/2021 Atualizada há 12 meses

Reunião aconteceu no auditório da Governadoria. Foto: Elisa Elsie

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (8), no auditório da Governadoria, o IFRN retomou junto ao Governo do Estado o protocolo de intenções iniciado em abril de 2019. Com a presença do reitor do Instituto, professor José Arnóbio, da governadora do estado, Fátima Bezerra, e de gestores de áreas sistêmicas, o encontro marcou o compromisso em efetivar projetos de parcerias para o desenvolvimento da educação, saúde, agricultura, tecnologia da informação, mineração e economia.

O reitor José Arnóbio explicou que o processo havia sido paralisado em razão da instabilidade política vivida pela Instituição em 2020, com a nomeação de gestão pro-tempore. "O IFRN tem um papel essencial no estado. A parceria com o Governo do Estado abre mais uma ponte para fortalecer o nosso diálogo com a sociedade. Vamos levar as propostas do protocolo de intenções aos diretores-gerais dos campi para efetivarmos as parcerias a partir das características de cada região", explicou o reitor.

A governadora do Estado destacou a alegria em ter novamente abertura para estreitar os laços com o IFRN. "A parceria será decisiva a um passo bastante ousado: a implementação de mais 12 centros de ensino profissionalizante, inspirados no modelo do IFRN", anunciou a governadora. As ações vão contar também com o acompanhamento da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec).

A secretária adjunta de Educação, Márcia Gurgel, citou que a maior proximidade com o Instituto é um momento de avanço para a consolidação da educação pública do estado. Já a secretária de Administração, Virgínia Ferreira, evidenciou a importância da cooperação para uso do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), desenvolvido pelo IFRN e cedido gratuitamente para uso do estado. Comentou ainda sobre acordos para a contratação de estudantes do Instituto como estagiários.

 A secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira, comemorou a existência do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos a fim de potencializar as parcerias. Ela parabenizou a participação dos servidores do IFRN no desenvolvimento do sistema RN Mais Vacina e lembrou a necessidade de mais parcerias para implantar a Rede Estadual de Educação e Saúde. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, elogiou o trabalho do IFRN nas áreas de Mineração e Energias Renováveis, lembrando que 14 das maiores empresas de energia eólica do mundo atuam no RN. O secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, destacou ainda as intenções para estabelecer parcerias com os campi Apodi e Ipanguaçu, que possuem cursos voltados diretamente à área que coordena.

Do IFRN, estiveram presentes, além do reitor José Arnóbio, o pró-reitor de Ensino, Dante Moura; de Extensão, Denise Momo; de Pesquisa e Inovação, Avelino Neto; de Administração, Juscelino Cardoso; de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônia Silva, além do diretor de Gestão em Tecnologia da Informação, André Duarte; da assessora de Comunicação Social e Eventos, Clara Bezerra, e do professor Hugo Manso. Como encaminhamento, cada gestor vai avaliar com suas equipes as possibilidades do protocolo de intenções para a sua área e agendar novas reuniões com os secretários respectivos do estado. A partir disso serão definidas as ações que serão realizadas.