Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN e Governo do Estado iniciam parceria para fortalecimento da educação profissional
Institucional

IFRN e Governo do Estado iniciam parceria para fortalecimento da educação profissional

02/04/2019 - Gestores do Instituto se reuniram na tarde desta segunda-feira (1) com a governadora

IFRN e Governo do Estado iniciam parceria para fortalecimento da educação profissional

Reunião aconteceu na Governadoria

A governadora do estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, recebeu na tarde desta segunda-feira (1) o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, para discutir a proposta de um projeto comum para o desenvolvimento da educação profissional no estado. A perspectiva é a organização da “Rede RN de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação (EPCTI)”. envolvendo entes das esferas federal, estado e município.

A reunião contou com a participação do secretário de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (Seec/RN), professor Getúlio Marques, do assessor de Suporte Organizacional do IFRN, Mariz Fernandes, representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e da Secretaria de Educação do estado. O objetivo foi discutir as estratégias de construção – a partir da Seec – de um protocolo de intenções que formalize o programa de cooperação, a ser assinado pelo Governo/RN e IFRN (Reitoria, campi e Funcern). A proposta surgiu de contato da Seec-RN, através do secretário de Educação, a fim de um programa de cooperação para o fortalecimento da educação no estado, apresentada em reunião no dia

Articulação

“Essa é uma oportunidade de articulação de políticas públicas, nas esferas federal e estadual, para produzir resultados maximizados, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, conectadas com as forças sociais locais e regionais”. A fala é do professor Mariz Fernandes, assessor de Suporte. Mariz foi indicado pelo reitor do Instituto como articulador do processo de parceria entre os órgãos, “uma excelente escolha”, nas palavras da governadora.

Fátima destacou o padrão do IFRN, lembrou da luta pela expansão dos Institutos e se disse honrada em receber os gestores para tratar de Educação. Wyllys, em sua fala, celebrou a importância da atual governadora no processo: “a então deputada foi um expoente sem par na construção dessa rede, que agrega milhares de professores, técnicos-administrativos e um milhão de estudantes, espalhados em quase 700 campi em todo o Brasil. Vamos trabalhar para dar ao RN aquilo que ele merece: educação pública, gratuita e de qualidade referenciada”

Estratégia

A estratégia inicial busca implantar 16 Territórios de Inovação e Tecnologia – células componentes de malha de interiorização de um futuro “Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte”, com foco nas cadeias socioeconômicas, arranjos produtivos e articulações/ interações sociais locais: “em se consolidando a rede, teremos os campi do IFRN, as Diretorias Regional de Educação e Cultura e os Centros Estaduais de Educação Profissional do estado trabalhando em conjunto, somando 60 unidades de ensino referenciado, de qualidade e excelência no estado” disse Getúlio.

Para que a comunidade acadêmica do Instituto seja posta a par do andamento dessa demanda, na próxima reunião do Colégio de Dirigentes do IFRN, o reitor fará exposição detalhadas sobre a audiência com a governadora.

Ações do documento

Página em carregamento