Desenvolvimento
IFRN e Fapern firmam parceria para fortalecer ciência, tecnologia e inovação no RN
Acordo assinado nesta quarta-feira (16) marca nova fase do sistema estadual, com foco na descentralização das ações e no fortalecimento dos territórios
Publicada por Max Praxedes em 16/04/2025 ― Atualizada em 16 de Abril de 2025 às 11:45
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) assinaram, na manhã desta quarta-feira (16), um Protocolo de Intenções que consolida a cooperação técnica entre as instituições. A cerimônia ocorreu na Reitoria do IFRN, em Natal, e contou com a presença de representantes das duas entidades, equipes técnicas e autoridades do setor.
Com vigência de 60 meses, o Protocolo firmado articula ações da Fapern à estrutura descentralizada do IFRN nos territórios potiguares. A expectativa é fomentar dezenas de projetos em áreas como pesquisa aplicada, inovação e formação técnica, consolidando uma atuação coordenada entre fomento público e educação científica voltada ao desenvolvimento regional.

Descentralização como eixo estratégico
O documento estabelece diretrizes para a execução de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), com foco na redução das desigualdades regionais e na valorização dos territórios de cidadania do estado. A parceria prevê, entre outras metas, a implantação de polos descentralizados da Fapern em campi do IFRN, o lançamento de editais e o estímulo à pesquisa aplicada, à inovação e à formação de recursos humanos em nível técnico e superior.

Para o diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio, o momento simboliza uma nova fase na atuação da Fundação, com ações mais próximas das realidades locais e voltadas ao fortalecimento do sistema estadual de CT&I: “esse momento marca uma nova etapa para a Fapern, em que passamos a executar efetivamente o nosso Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Fundet, com foco na valorização dos territórios por meio da educação profissional, em parceria com o Instituto Federal. O IFRN é a instituição de ciência, tecnologia e inovação com maior presença no estado. Essa cooperação permitirá investir em ciência de forma descentralizada, promovendo ações diretamente nos locais onde as pessoas vivem. Trata-se de uma construção colaborativa, cujo principal beneficiado é a população potiguar”.
Compromisso com o desenvolvimento local
O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, destacou o papel do Instituto como agente executor das ações propostas e ressaltou a importância de concretizar uma política pública construída a muitas mãos: “a Fapern é uma instituição indutora, e o IFRN entra como agente que transforma essa indução em ações concretas. Os territórios alcançados por essa política poderão entregar resultados reais para a sociedade. Essa parceria já vinha sendo costurada há algum tempo. Tivemos uma discussão inicial em Pau dos Ferros, e hoje celebramos sua materialização. Tenho certeza de que isso vai contribuir muito para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.
Além de fortalecer a estrutura do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, a parceria também tem como foco a promoção da justiça social por meio da formação educacional e da valorização dos talentos locais. Para José Arnóbio, o compromisso do IFRN é ampliar as oportunidades nos territórios envolvidos: “nosso objetivo é dar condições para que estudantes e comunidades possam transformar suas realidades. Essa é a essência da missão que assumimos com a cooperação”, afirmou.
