Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Inovação

IFRN e Fapern: atuação conjunta é tema de reunião

Instituições darão continuidade a trabalho colaborativo

Publicada em 18/01/2022 Atualizada há 12 meses

Atividades impulsionam as duas instituições

Na tarde da última segunda-feira, 17 de janeiro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) realizaram uma reunião na sede da Fapern, no Centro Administrativo do Governo do RN. O encontro objetivou a discussão entre as instituições acerca da continuidade das parcerias estabelecidas. 

Representando o IFRN, esteve presente o professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação. A Fapern foi representada pelo presidente da Fundação, professor Gilton Sampaio, pela assessora técnica, Ana Angélica Rêgo, pelo coordenador de avaliação e acompanhamento de projetos, professor Sueilton Braz, e pelo assessor técnico, Ednaldo Pereira.

Um dos temas discutidos foi a prospecção de editais nacionais e internacionais, na perspectiva de impulsionar o fortalecimento das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) potiguares e seus programas de pós-graduação stricto sensu. “O IFRN se coloca como colaborador da Fapern em suas iniciativas de amparo à Pesquisa e aos suportes aos ambientes de Inovação e aos cursos de mestrado e doutorado no estado”, salientou o professor Avelino Lima Neto.

Gilton Sampaio declarou que a colaboração entre as instituições foi importante e revelou que a Fundação dará continuidade ao trabalho conjunto. “A parceria com o IFRN foi essencial para a publicação do edital de apoio às Incubadoras de todo o estado, e pretendemos continuar nessa atuação conjunta em 2022”, afirmou o presidente da Fapern, em referência ao Edital 16/2021, voltado ao fomento às Incubadoras.

Webinário e Pós-graduação

Um dos encaminhamentos da reunião foi a realização de um webinário sobre alguns dos editais da Fapern, que se encontram com período de submissão em aberto: o Edital 26/2021, direcionado ao mapeamento do patrimônio cultural estadual; e o Edital 30/2021, para desenvolvimento tecnológico visando à aplicabilidade de Energia Renovável para a Segurança Hídrica no Semiárido. O webinário acontecerá no dia 25 de janeiro de 2022, às 11h, em link a ser enviado aos inscritos. Para se inscrever, basta clicar aqui e preencher o formulário.

Durante o encontro, também foi criado um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de articulações entre a Fapern e a Embaixada da França no Brasil. Uma das possibilidades é o cofinanciamento de cotutelas de tese para os cursos de doutorado das Instituições de Ensino Superior (IES) potiguares. "Estamos atentos à importância das cotutelas para o fortalecimento de todos os programas stricto sensu do estado, e nos colocamos ao lado da Fapern nesta iniciativa inovadora de internacionalização da formação doutoral, da pesquisa e da inovação", disse Bruno Rafael, representando a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN.

Acesse

Formulário para inscrição no Webinário

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas