Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Escola Nacional de Administração Pública

IFRN e Enap discutem a ampliação de capacitação de servidores

Iniciativas serão ampliadas em convergência com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal

Publicada em 22/09/2021 Atualizada há 1 ano

Encontro indicou que esforços e iniciativas deverão ser ampliados

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está buscando novas formas de capacitação com maior participação de institutos e universidades federais. Nesse sentido, um encontro online reuniu instituições que integram o Enap em Rede para discutir como ampliar a oferta para servidoras e servidores federais. A reunião foi realizada em 16 de setembro; pelo IFRN participaram Lorena Faustino, assessora de Desenvolvimento de Pessoal, e Erasmo Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal.

Segundo Lorena, para chegar aos 27 estados brasileiros, a Enap conta com o Programa Enap em Rede, uma estratégia de execução de cursos presenciais e remotos de curta duração por meio de parcerias com institutos diversos, como instituições de ensino federais, escolas de governo e órgãos federais espalhados pelo território brasileiro. “Atualmente, mais de 80% dos servidores públicos federais do Poder Executivo estão fora do Distrito Federal, onde a Enap está, e a criação de incentivos e o fortalecimento de redes é extremamente importante para chegarmos até esses agentes públicos”, avaliou Paulo Marques, diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap.

Para Paulo, a Enap entende que os esforços e iniciativas devem ser ampliadas, em convergência com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), que transfere legalmente à Enap a responsabilidade pela definição de formas de incentivo para que as instituições de ensino superior sem fins lucrativos contribuam com essa política. Assim, as propostas apresentadas durante do encontro, inclusive pelos representantes do IFRN, serão consolidadas pela Enap para organizar e regulamentar os incentivos e o arranjo das ações que ocorrerão em rede.

Participaram da atividade 29 representantes de 18 dessas instituições, especificamente, 13 institutos federais e 5 universidades federais. "O encontro foi imprescindível para estreitar os canais de comunicação com a Enap, assim como para trocar experiências com as demais instituições participantes”, complementou Lorena Faustino.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas