Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

IFRN e Embrapa Solos lançam livro sobre biocombustíveis sólidos

O livro foi editado com recursos do Programa Petrobras Sociambiental

Publicada em 31/10/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Fazer um diagnóstico sobre o consumo residencial e industrial de lenha na região do Baixo-Açu potiguar e propor a utilização da energia da biomassa, para amenizar o impacto que a retirada insustentável de lenha vem provocando no Bioma Caatinga local.  Este é o objetivo do livro o Biocombustíveis Sólidos: fonte energética alternativa visando à recuperação de áreas degradadas e à conservação do Bioma Caatinga, lançado ontem (30), no Campus Natal-Cidade Alta.

O livro foi uma das ações do Projeto Caatinga Viva, desenvolvido em nove municípios banhados pelo rio Piranhas-Açu pelo IFRN, Embrapa Solos, Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomoa (ANEA) e ONG Carnaúba Viva.  Foi escrito por 20 autores de várias instituições de pesquisa nas áreas de agricultura, energia e meio ambiente, sob a organização do pesquisador Sílvio Tavares, da Embrapa Solos.  

O lançamento contou com a participação do gerente de Comunicação Social da Petrobras no Vale do Açu, Décio Gomes Peixoto, além de gestores e representantes de instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, como a Emater, Emparn, CT-Gás, Sebrae, UERN etc.  “Nosso objetivo é dar uma pequena contribuição para o desenvolvimento sustentável do Baixo-Açu, introduzindo um novo combustível que tire as indústrias cerâmicas da dependência da lenha”, explicou o pesquisador Sílvio Tavares, da Embrapa Solos, e organizador do livro.

O reitor Belchior de Oliveira Rocha dirigiu-se especialmente ao representante da Petrobras, elogiando a Companhia pela contribuição que ela tem dado, através do Programa Petrobras Socioambiental, para o meio ambiente.  “Este livro, escrito a tantas mãos, fecha mais uma etapa do Projeto Caatinga Viva.  O nosso próprio desafio será viabilizar o funcionamento da fábrica de briquetes instalada no Campus Ipanguaçu, para ajudar a mitigar o desmatamento da nossa caatinga”, concluiu.  

Após as falas, foi feita a distribuição de exemplares dos livros aos pesquisadores e representantes das instituições presentes.   Cada campus do IFRN receberá três exemplares da obra que passarão a compor o acervo da respectiva bibliotecas. O livro também será disponibilizado eletronicamente no repositório de livros do IFRN.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas