IFRN e Cosern discutem parcerias de inovação no setor elétrico

Encontro teve como objetivo fortalecer projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Publicada por Max Praxedes em 18/09/2024 Atualizada há 1 semana, 1 dia

Na terça-feira, dia 17, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), realizaram uma reunião estratégica para discutir ações conjuntas voltadas à inovação tecnológica no setor elétrico. O encontro reuniu representantes de ambas as instituições com o objetivo de impulsionar parcerias e desenvolver novos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Participaram da reunião o diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, professor João Teixeira de Carvalho Neto, e o professor Augusto Fialho, do Campus Natal-Central, representando também o centro de pesquisa IFotovoltaica. Pela Cosern, estiveram presentes membros do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e do Fórum de Inovação, incluindo Kalina Aguiar, Dilan Carli, Francis Souza, Kathleen Noemi e Hugo Soares.

O professor Augusto Fialho destacou as colaborações entre o IFRN e a Cosern desde 2017, com o Edital 17/2017-Propi/RE/IFRN, que incentivou projetos voltados ao setor elétrico. Kalina Aguiar, integrante do departamento de P&D da Cosern, apresentou o Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI 2024-2028), com foco em modernização tarifária, digitalização, cibersegurança e novas tecnologias como inteligência artificial e armazenamento de energia.

Na ocasião, o professor João Teixeira destacou a experiência de diversos grupos de pesquisa do Instituto no desenvolvimento de projetos de PD&I: "O IFRN conta com uma infraestrutura laboratorial de excelência, como os laboratórios Navi, CCSL, CSA e Nadic, entre outros. Esses espaços, aliados à expertise dos nossos pesquisadores, nos permitem desenvolver projetos inovadores que atendem às demandas emergentes do setor elétrico. Temos um histórico de sucesso e um ambiente propício para ampliar essas parcerias", afirmou.

Próximos passos

Como resultado da reunião, um workshop será realizado no dia 26 de novembro de 2024, reunindo pesquisadores do IFRN e representantes da Cosern. Além disso, em 2025, será ofertado um minicurso sobre elaboração de projetos para os servidores do Instituto, juntamente com o lançamento de um novo edital interno para projetos de PD&I.

Cosern Pesquisa Inovação Desenvolvimento PD&I