História do Brasil

IFRN é a única instituição pública a ganhar medalha de ouro na ONHB

Câmpus Mossoró conquistou as medalhas de ouro; Instituto levou 10 medalhas no total

Publicada em 23/10/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Equipe do Câmpus Mossoró na 5ª ONHB

O IFRN foi destaque na 5ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), que teve a final realizada no dia 20 de outubro, em Campinas (SP). Além de ter conquistado um total de 10 de medalhas e 23 menções honrosas, foi a única instituição pública do Brasil a obter medalha de ouro.

Na competição, foram conquistadas 2 medalhas de ouro pelo Câmpus Mossoró do Instituto. Todas as outras 13 medalhas de ouro foram para escolas privadas. O IFRN obteve ainda 3 medalhas de prata (Câmpus Mossoró, Natal e João Câmara), 5 de bronze (2 para o Câmpus Mossoró; 2 para Natal-Central e 1 para o Câmpus Pau dos Ferros) e 23 menções honrosas (10 para o Câmpus Pau dos Ferros, 8 para o Câmpus Mossoró; 3 para Natal-Central e 1 para Câmpus João Câmara e 1 para o Câmpus Caicó).

O IFRN obteve o melhor desempenho entre os Institutos Federais e foi a Instituição com o maior número de equipes finalistas na 5ª ONHB, com 53 classificadas para a final. Por questões orçamentárias, desse número, 33 equipes representaram o Instituto na fase final da Olimpíada. Para o professor Gerardo Bastos, do Câmpus Mossoró, "mais uma vez, o IFRN deixou a sua marca na ONHB! Cumprimos muito bem a nossa missão!".

Para a professora Alexandra Costa Ribeiro, também do Câmpus Mossoró, a premiação da 5ª Olimpíada Nacional foi um momento emocionante. Ela acompanhou os alunos na viagem para a fase final da Olimpíada. "A ONHB foi para mim um momento ímpar  e inesquecível . Nossos alunos são fantásticos. Agradeço à direção-geral do Câmpus Mossoró por ter me proporcionado este momento junto ao grupo, ao professor Tony [do Câmpus Mossoró], ao mestre Gerardo [do Câmpus Mossoró] que mesmo visivelmente cansado ministrou durante a noite que antecedia à prova uma belíssima aula de revisão de História, e principalmente aos alunos pela responsabilidade, união, e maturidade demostrada durante toda a competição", destacou a professora.

A ONHB é organizada pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e reuniu na final mais de duas mil pessoas. A competição distribuiu 15 medalhas de ouro, 25 de prata, e 35 de bronze, além de menções honrosas e certificados de participação. A lista com as equipes medalhistas foi divulgada na página da 5ª ONHB.