covid-19

IFRN doa insumos à Secretaria estadual de Saúde Pública

Ação integra atividades do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Instituto

Publicada em 29/04/2020 Atualizada há 1 ano

Doação aconteceu na primeira quinzena de abril

Registrada através de Termo de Doação de Insumos de Saúde, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou mais uma atividade dentre suas ações de Enfrentamento à Covid-19. O termo, celebrado entre o Instituto e a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, repassou medicamentos e material de atendimento ambulatorial para o Hospital Giselda Trigueiro, referência estadual no tratamento de doenças infectocontagiosas e toxicológicas.

Para André Prudente, a contribuição chega num momento importante do combate a pandemia no estado: “Estamos assistindo ao crescimento no número de casos e cada vez mais nossas unidades de saúde seguem sendo demandadas. Agradecemos ao IFRN pela ajuda”, disse André, que é diretor do Giselda Trigueiro.

A doação aconteceu na primeira quinzena de abril e foi coordenada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Instituto; o repasse contou com insumos dos campi Ceará-Mirim, Currais Novos, Natal - Central, Natal - Cidade Alta, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Além de medicamentos como acebrofilina, brometo de ipratrópio, butilbrometo de escopolamina, dexcloferinamina, dipirona e metoclopramida, foram doados frascos de álcool líquido e em gel, Algodão, Kits com ressuscitadores manuais, e Equipamentos de Proteção Individual (EPI): gorros, jalecos, luvas, variados tipos de máscaras, óculos e toucas.

Thiago Raulino, presidente do Comitê, resumiu a ação: "O comitê entendeu que não poderíamos correr o risco de perder insumos que estão sendo tão necessários na linha de frente do combate a pandemia no estado. Por isso, solicitamos que os campi que tivessem EPI e medicamentos que doassem esses itens". Thiago, que é odontólogo no Campus Natal - Cidade Alta, ainda destacou que, apesar das várias solicitações recebidas, a opção pelo Hospital Giselda Trigueiro se deu por seu papel de referência no combate a covid-19 no estado. Além das ações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, muitos campi realizaram iniciativas locais e doaram materiais para hospitais nas suas regiões.

Portaria

O Comitê Covid-19 do IFRN é formado por um grupo de profissionais multidisciplinar, com representantes de vários campida Instituição, unidos para acompanhar a situação da pandemia do Coronavírus no Rio Grande do Norte, apontando e executando ações que partam do Instituto. Seus membros foram definidos através da Portaria 510/2020 - RE/IFRN.

Entre as atribuições do Comitê, estão: elaborar estratégias internas de enfrentamento do surto do novo coronavírus; subsidiar os gestores da Instituição quanto à tomada de decisões, com informações fidedignas e com parecer técnico sobre o quadro epidemiológico do estado; mapear possíveis casos do novo coronavírus entre estudantes e servidores, bem como fornecer orientações e acompanhar a evolução dos quadros; reunir a emissão de informações acerca do tema na Instituição.

O Comitê Covid-19 tem trabalhado em todas essas frentes de forma remota, e, presencialmente quando necessário. Para fazer contato com o Comitê Covid-19 do IFRN, o e-mail disponibilizado é o comitecovid19ifrn@ifrn.edu.br.

Portaria de criação do Comitê Covid-19

Termo de Doação de Insumos de Saúde