Mulheres na Ciência

IFRN divulga série de conteúdos sobre pesquisas de Mulheres Jovens Cientistas

Núcleo de Jornalismo vai realizar matérias sobre projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes

Publicada em 19/01/2023 Atualizada há 1 ano

Núcleo de Jornalismo vai desenvolver série de matérias especiais.

A Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Asce/RE/IFRN) vai dar início, na próxima segunda-feira (23), a uma série de matérias especiais sobre alunas que realizam pesquisa no Instituto.

Intitulada “Mulheres Jovens Cientistas”, a ação tem o objetivo de divulgar alguns dos projetos de estudantes pesquisadoras que foram aprovados pelo Edital nº 8/2022 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi). O documento busca fomentar a participação de mulheres e meninas discentes na produção científica do IFRN. Ao todo, receberam fomento 26 trabalhos, produzidos por alunas de 12 campi do Instituto.

Publicado em março de 2022, o Edital marca uma aproximação oficial das chamadas internas com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na época, o diretor de Inovação Tecnológica na Propi/IFRN, João Teixeira, afirmou que “a associação aos ODS incentiva os servidores a se conectarem ao cenário global da investigação”.

Matérias especiais

A partir da próxima segunda-feira, 23 de janeiro, o Núcleo de Jornalismo da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Nujor/Asce) vai publicar matérias especiais sobre alguns dos projetos aprovados pelo Edital nº 8/2022. As temáticas dos trabalhos desenvolvidos vão desde produções cinematográficas na promoção da inclusão da mulher na Ciência a reflexões sobre o totalitarismo.

A série de matérias especiais segue até o dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher. Nessa data, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), juntamente com a Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce/IFRN), vai realizar um evento. O objetivo é realizar uma mesa-redonda sobre pesquisa realizada por mulheres e divulgar os trabalhos desenvolvidos por elas.

Mulheres na pesquisa

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Lima, a área das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática ainda é majoritariamente masculina. O professor acrescenta que “incentivar uma maior participação das meninas nos projetos de pesquisa é uma forma de quebrarmos os tetos de vidro que ainda mantêm os homens ocupando mais posições de poder e liderança no mundo do trabalho e no próprio campo científico”.

Buscando diminuir as desigualdades de gênero no âmbito da Ciência, da Pesquisa e da Tecnologia, o IFRN passou a implementar, em 2022, ações no projeto Parent in Science. A iniciativa tem o objetivo de colaborar com a pontuação de pesquisadoras que tenham se afastado por licença-maternidade. Para o professor Avelino Lima, esse “é um importante passo na equidade de gênero no IFRN, que acompanha o que já ocorre em agências de fomento à pesquisa como o CNPq”.

Acesse:

Edital nº 8/2022