Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Qualificação e internacionalização

IFRN divulga resultado de editais para pós-doutorado no exterior

Selecionados realizarão pesquisas junto a duas instituições em Portugal

Publicada em 01/09/2021 Atualizada há 1 ano

Resultado é referente aos Editais nº 17 e nº 19/2021

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), divulgou, na última terça-feira, 31 de agosto, o resultado dos Editais nº 17 e nº 19/2021 - CODEPE/DIGPE/RE/IFRN, que normatizaram os processos para seleção de servidores para realizar estágio de pós-doutorado no exterior. Os selecionados realizarão suas pesquisas junto a duas instituições estrangeiras conveniadas ao IFRN: as Universidades de Coimbra (UC) e de Lisboa (ULisboa), ambas em Portugal.

A ação é realizada por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Diretoria de Gestão de Pessoas (Codepe/Digpe), em articulação com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex).

Como conta a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antonia Silva, “ao fortalecer a pesquisa, a pós-graduação, a qualificação dos servidores e a internacionalização, é o desenvolvimento do Instituto que ganha um novo impulso ”.

Para o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Erasmo José Oliveira, “a gestão coletiva desse recurso visa otimizar os investimentos do IFRN no sentido de atingir diversos indicadores e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”. O assessor de Relações Internacionais, professor Samuel Lima, declara que “com essa ação, temos a possibilidade de contribuir para a consecução de quatro projetos estratégicos do PDI, concernentes tanto à qualificação de servidores quanto à internacionalização e à Pesquisa” explicou.

Resultados

Uma vez publicado o resultado, o supervisor enviará carta de aceite ao pós-doutorando. Segue, abaixo, a lista dos servidores contemplados e seus respectivos projetos:

Edital 17

Servidor

Projeto

Paulo Victor do Nascimento Araujo

Geotecnologias na atualização do mapeamento geomorfológico da plataforma continental do Nordeste do Brasil

Diego Silveira Costa Nascimento

Desenvolvendo o pensamento computacional na formação docente para o Ensino Profissional e Tecnológico do IFRN

Veronica Maria de Araujo Pontes

A formação do leitor literário nos cursos de formação de professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e da Universidade de Lisboa

Yuri Marques Macedo

Risco de Desabastecimento hídrico: uma comparação entre o estado do Rio Grande do Norte e o Distrito de Coimbra

Edital 19

Servidor

Projeto

Programa de Pós-Graduação

Francinaide de Lima Silva Nascimento

História Comparada da Educação Profissional Feminina no Brasil e em Portugal

Educação Profissional (PPGEP)

Jean Leite Tavares

Projeto de fortalecimento de ações ligadas à gestão integrada de recursos hídricos do PPgUSRN/IFRN com apoio do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra e suas instituições parceiras

Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN)

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas