Pesquisa e inovação

IFRN divulga registros de propriedade intelectual e transferências de tecnologia

Instituto já conta com 114 registros de software, 33 patentes e cinco transferências de tecnologia

Publicada em 05/02/2021 Atualizada há 12 meses

Foram feitos seis registros de propriedade intelectual e duas transferências de tecnologias

Anualmente a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), através da Diretoria de Inovação Tecnológica e do Núcleo de Inovação Tecnológica, fomenta a proteção de propriedade intelectual de servidores e estudantes do IFRN. Em janeiro de 2021 foram  registrados cinco softwares desenvolvidos a partir das diretrizes do Edital nº 05/2021 – Apoio Institucional a Proteção da Propriedade Intelectual, que orienta pesquisadores da instituição a como proceder com a proteção de propriedade intelectual (softwares, patentes, marcas e transferências de tecnologia).

"A patente é um título outorgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que documenta e legítima, por um certo tempo, o direito de titularidade de uma invenção ou de um modelo de utilidade. É uma ferramenta de disseminação de informações tecnológicas e fonte de dados para indicadores do grau de desenvolvimento tecnológico e econômico", explicou João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica do IFRN. Segundo ele, o registro de softwares comprova a autoria de seu desenvolvimento perante o Poder Judiciário e garante segurança jurídica ao seu detentor na proteção do ativo, evitando intercorrências decorrentes de cópias não autorizadas, pirataria, entre outros. “A transferência de tecnologia consiste no licenciamento de uma determinada tecnologia ou conhecimentos técnicos exclusivos, empregados na produção e comercialização de bens e serviços, à uma empresa que tem a finalidade de impulsionar o negócio” complementou.

Atualmente o IFRN possui 114 registros de software, 33 patentes e cinco transferências de tecnologia, Este ano no mês Janeiro, foram feitos seis registros de propriedade intelectual e duas transferências de tecnologias, confira a lista:

1) Ifjics: aplicativo para gerenciamento e acompanhamento dos Jogos Intercampi do IFRN

Protocolo: BR512021000119-2

Campus Pau dos Ferros;

Coordenador: professor Elenilson Vieira da Silva Filho;

Servidor: professor Maikon Moises de Oliveira Maia;

Estudantes: Gabriele Queiroz Rêgo, Flávia Rafaela Diógenes Ferreira e Vinícius Fernandes Diógenes.

2) Atribuidor de Autoria de Textos Literários utilizando o PPM-C

Protocolo: BR512021000120-6

Coordenador: professor Elenilson Vieira da Silva Filho

Estudantes: Pablo Deyvid De Paiva e Clara Yasmin Cunha Fernandes Dos Santos.

3) Milkpoint mobile – aplicativo móvel para o Programa Paa-Leite

Protocolo: BR512021000121-4

Coordenador: professor  Elenilson Vieira da Silva Filho

Servidor: professor Antônio Abreu Da Silveira Neto

Estudantes: Carlos Moises Batista Henrique, Vinicius Francoes de Araújo Carneiro, Leandro Gameleira do Rego e Antônio Abreu da Silveira Neto.

4) Checkappis – plataforma para monitoramento de colônias e apiários

Protocolo: BR512021000122-2

Coordenador: professor Elenilson Vieira da Silva Filho

Servidor: professor Antônio Abreu Da Silveira Neto

Estudantes: Sadrak Lyon Dantas Pontes, Victor Kayan de Assis Lima, Gerson Viana Marques e Claudio Rodrigo De Medeiros.

5) Ponto fixo usando máximo critério de correntropia complexa

Protocolo: BR512021000123-0

Campi João Câmara e Pau dos Ferros

Coordenador: professor João Paulo Ferreira Guimaraes

Servidores: professor Aluísio Igor Rêgo Fontes,

Colaboradores externos: professor Joilson Batista de Almeida Rêgo e Prof. Dr. Allan de Medeiros Martins.

Uma patente foi submetida na área de energia solar fotovoltaica pelo Campus Santa Cruz:

6) Dispositivo e Método de Análise de Dados Quantitativos de Células Fotovoltaicas Flexíveis

Protocolo: BR1020210014466

Campus Santa Cruz

Coordenador: professor João Teixeira de Carvalho Neto

Duas tecnologias foram transferidas para a EMSISTI, empresa que provê serviços especializados em áreas estratégicas com processos e recursos inovadores e soluções personalizadas em sistemas aeroespaciais.

• Plataforma de coleta de dados Samanaú.PCD
  • Transmissor de Satélite Samanaú.TX

As duas tecnologias supracitadas foram produtos do laboratório do Centro de Competência em Software Livre (CCSL), coordenado pelo professor Moisés Souto, do Campus Natal-Central do IFRN.

Servidores, alunos e colaboradores externos envolvidos nos projetos são:

Servidores: professor Moisés Souto (coordenador do CCSL-IFRN), professor Bruno Vitorino (líder técnico do projeto SAMANAÚ.sat), professor Max Silveira (coordenador adjunto do CCSL-IFRN). Colaborador externo: Manoel Carvalho (tecnologista do INPI). Alunos e ex-alunos: Lucas Bezerra (bolsista de desenvolvimento), Almir Firmo (bolsista de desenvolvimento), Anderson Azevedo (ex-Bolsista CCSL-IFRN), Felipe Tavares (ex-Bolsista CCSL-IFRN).

Os registros de software e patentes e as tecnologias transferidas foram produtos obtidos dos projetos dos Editais de fomento à pesquisa e inovação da Propi. Atualmente estão abertos quatro editais de cadastro de projetos de Pesquisa e Inovação

Editais - Propi 2021

extensao