Nota
IFRN divulga nota de esclarecimento sobre oferta de curso
A decisão foi definida após diálogo com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação
Publicada por Cecilia Melo em 09/09/2025 ― Atualizada em 9 de Setembro de 2025 às 10:26
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vem a público esclarecer os motivos que levaram a suspensão do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical, ofertado no Campus Jucurutu. A nota pode ser lida abaixo:
"O IFRN esclarece o motivo pelo qual o Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical do Campus Jucurutu não será ofertado no processo seletivo para ingresso em 2026. A decisão decorre das dificuldades enfrentadas para a formação de novas turmas nos últimos anos e foi definida após diálogo com representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), no âmbito da discussão sobre a necessidade de ampliação do número de servidores do Campus com o objetivo de promover uma consequente ampliação do número de estudantes atendidos.
A realidade apontada pela Setec/MEC, em reunião realizada em 27 de agosto, acarretou a necessidade de construção de um planejamento estratégico, o que teve como consequência a suspensão do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical no edital lançado em 2 de setembro de 2025.
Motivações
A gestão do IFRN dialoga com a Setec/MEC em busca da ampliação do número de professores e técnicos administrativos do Campus Jucurutu desde 2023. Seguindo o quadro de servidores definido atualmente, o Campus teria 20 professores e 16 técnicos-administrativos, número ainda insuficiente para a oferta dos cursos diversificados aprovados pela comunidade para o campus. Mesmo com o número de servidores inferior ao necessário, a equipe trabalha para manter a oferta ao município e região. No entanto, a continuidade depende do aumento do quadro de servidores e, por esse motivo, a solicitação do IFRN é pela ampliação para 40 professores e 26 técnicos-administrativos para o Campus Jucurutu.
Para que isso aconteça, a Secretaria do MEC informou ser condição determinante que a média do número de estudantes nos últimos 5 anos alcance o valor de 400 em cumprimento à Portaria 1/2024 do Ministério da Educação. Atualmente, esse número é 44. As turmas do Curso Técnico em Instrumento Musical não apresentaram demanda suficiente para a formação completa das turmas nos últimos anos. Em razão disso, a medida estratégica adotada foi a suspensão na oferta para o próximo ano letivo.
Compromisso com a comunidade
É importante destacar que as turmas atualmente em andamento não sofrerão qualquer tipo de impacto, permanecendo suas atividades garantidas até a conclusão do curso.
O IFRN reforça que a temática da música e da cultura permanecerá presente na oferta formativa do Campus em 2026, por meio de cursos técnicos subsequentes ao ensino médio ou de Formação Inicial e Continuada, assegurando a continuidade das ações de ensino, pesquisa, extensão e valorização cultural na região. Ressalta-se que a oferta do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical poderá ser retomada futuramente, a partir de nova reavaliação institucional.
Por fim, o IFRN reafirma seu compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade, pautada no diálogo com a sociedade e na adequação da sua oferta às necessidades e expectativas da região!".
- Palavras-chave:
- Técnico Integrado em Instrumento Musical Campus Jucurutu Oferta de cursos