Oportunidade
IFRN divulga chamada pública do CNPq para projetos de extensão e pesquisa em participação social nos territórios
Ao todo, a iniciativa destinará R$ 44 milhões aos projetos aprovados em todo o país
Publicada por Mirelly Sampaio em 09/09/2025 ― Atualizada em 9 de Setembro de 2025 às 17:24
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a Chamada Pública CNPq/FNDCT/SGPR/MDS Nº17/2025, que busca fortalecer a participação social nas políticas públicas federais nos territórios. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), como integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, é uma das instituições elegíveis para participar da iniciativa.
Podem propor projetos os docentes do IFRN com título mínimo de mestre, currículo Lattes atualizado e vínculo institucional. A equipe deve ser multidisciplinar, com no mínimo 40% de mulheres, e incluir parcerias com organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
As propostas devem ser elaboradas em diálogo com o território, contemplando metodologias participativas como pesquisa-ação, pesquisa participante e educação popular. O edital contempla quatro linhas de apoio:
- Linha 1 – Projetos voltados a processos de participação social em políticas públicas federais prioritárias.
- Linha 2 – Projetos de alimentação saudável em territórios rurais do Nordeste
- Linha 3 – Projetos para fortalecimento da política pública de assistência social em territórios prioritários.
- Linha 4 – Articulação nacional em rede de ações de extensão em participação social
O cronograma da chamada estabelece prazo para submissão das propostas até 17 de outubro de 2025. O resultado preliminar será divulgado em 14 de novembro de 2025. Mais informações, edital completo e anexos estão disponíveis na página de chamadas públicas, no Portal do CNPq.
Projeto
A iniciativa que acontece através de financiamento de projetos de extensão, é promovida pelo CNPq, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O objetivo é apoiar projetos de extensão vinculados à pesquisa que contribuam de maneira significativa para o desenvolvimento científico, tecnológico e para a inovação no País, priorizando a promoção, ampliação e o fortalecimento da participação social nas políticas públicas do Governo Federal nos territórios, além de incentivar o envolvimento, a formação e a qualificação da população, em colaboração com organizações da sociedade civil (OSC), movimentos sociais e gestores públicos.
- Palavras-chave:
- Pesquisa CNPq Financiamento Participação social Extensão