Programa de Gestão

IFRN discute utilização do Suap para aperfeiçoamento do Programa de Gestão da Rede Federal

Tema foi discutido em reunião do Conif, nos dias 16 e 17 de março

Publicada em 22/03/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Tema é estudado desde 2020.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou, nos dias 16 e 17 de março, uma reunião. Entre as pautas, esteve a utilização do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para informatização do Programa de Gestão da Rede Federal.

Recentemente, o Instituto Federal Goiano (IFG) desenvolveu um módulo do Suap para aprimorar a administração da Rede Federal e, observando o aperfeiçoamento realizado, outros Institutos Federais passaram a considerar o sistema para gestão. A implantação do Programa de Gestão visa mudar a sistemática de como o trabalho dos servidores é acompanhado.

Programa de Gestão informatizado

O acompanhamento do trabalho realizado pelos servidores que irão aderir ao Programa será baseado em sua produção. O sistema criará um plano de trabalho para o setor e, a partir disso, o servidor terá metas a serem atingidas. Além disso, o Programa dispensará o ponto de marcação convencional, considerando apenas as metas atingidas pelo trabalhador. A adesão ao sistema possibilitará, ainda, o desenvolvimento de atividades no formato de teletrabalho, seja de forma integral ou parcial.

Apesar das possibilidades apresentadas pelo Programa, nem todos os servidores poderão aderi-lo. Atividades cuja natureza exija a presença física do participante ou atividades que podem comprometer o atendimento ao público interno e externo não poderão ser contempladas, como instrui o Ministério da Economia.

Vantagens proporcionadas pelo Programa ao IFRN

A implantação do sistema possibilitará diversas vantagens ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Além da possibilidade do trabalho remoto para os servidores, o Programa também pode contribuir para:

• Racionalização de espaço, pois o IFRN poderá dispor de mais espaços físicos para suprir a demanda interna por mais infraestrutura;

• Melhor utilização de recursos humanos, possibilitando a realização de atividades de um Campus do Instituto por um servidor de outra unidade;

• Avanço na utilização de tecnologias, pois o IFRN poderá lançar e estudar novas tecnologias relacionadas ao teletrabalho e monitoramento de produtividade;

• Retenção de profissionais, possibilitando a continuidade de servidores pelo teletrabalho, independentemente de onde estejam; e

• Economia de recursos, uma vez que, com o teletrabalho, haverá redução de orçamento.

O Programa de Gestão não é relacionado ao ensino remoto

O servidor da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e presidente da Comissão, Rodrigo Ricelly, estuda o tema e salienta que o sistema não possui relação com o ensino remoto do Instituto. "É importante ressaltar que o Programa de Gestão não abrange a atividade docente ligada à aula dos alunos. Então, não devem fazer ligação ao Programa com a continuidade de aula remota”, afirmou.

Previsões

Ainda não há previsão para a implantação do Programa de Gestão no IFRN. A pauta será votada, futuramente, pelo Conselho Superior do Instituto (Consup/IFRN).

servidores