IFRN discute planejamento da pós-graduação stricto sensu

Reunião apresentou demandas relativas a cursos de mestrado e doutorado

Publicada em 17/03/2022 Atualizada há 1 ano

Encontro serviu para planejar ações da pós-graduação stricto sensu

Na manhã do dia 16 de março de 2022, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) reuniram-se com gestores dos campi Mossoró e Natal-Central (Cnat) para planejar ações da pós-graduação stricto sensu. Pela Propi: Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; Francinaide Nascimento, coordenadora da Pós-Graduação, e Fernando Silva, secretário-executivo da Propi. Pelos campi participaram os professores Hélio Pinheiro e Carla Katarina, diretor geral e coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Mossoró, respectivamente; e Handson Pimenta, diretor de Pesquisa e Inovação do Cnat, que representou o professor Jonas Lemos, diretor geral do Campus.

Fortalecimento dos cursos existentes

A professora Francinaide Nascimento apresentou as ações realizadas em 2021 e aquelas planejadas para 2022, enfatizando as parcerias entre a Propi e a gestão dos campi em relação às bolsas para estudantes e à regulamentação institucional da pós-graduação stricto sensu e do orçamento destinado aos programas, bem como iniciativas da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe) – em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais (Aseri) e a Propi – para financiamento de pós-doutorado para os servidores credenciados aos programas. “Após a experiência-piloto do ano anterior, poderemos realizar os ajustes sugeridos pelos campi para melhorar ainda mais essa experiência inovadora, caso haja disponibilidade orçamentária”, informou o professor Avelino Lima Neto.

Acompanhamento de propostas de cursos novos

A Propi também atualizou os gestores sobre o acompanhamento realizado junto às comissões de implementação dos novos cursos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026. Desde abril de 2021, os Fóruns de Acompanhamento de Cursos Novostêm sido realizados, além das reuniões com as comissões específicas. Até abril de 2022, das oito comissões formadas ano passado, três estão com propostas seguindo os trâmites apresentados anteriormente pela Propi em despacho conjunto com as Pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes).

Neste momento, as propostas estão em avaliação de pareceristas externos advindos de programas de pós-graduação reconhecidos e consolidados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). “A partir do mês de maio, continuaremos o acompanhamento das outras propostas previstas no PDI”, disse Francinaide Nascimento. Os participantes também deliberaram pelo envio de novo Ofício Circular, retomando a necessidade de discussão sobre os novos cursos nos campi e, no caso do Campus Natal-Central, pelos colegiados das Diretorias envolvidas, em diálogo com o Colégio Gestor de cada unidade.