Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mundo do Trabalho

IFRN discute parcerias para Relações com o Mundo do Trabalho

Em reunião foi pautado o fomento à geração de oportunidades e às ações Extensão, Pesquisa e Inovação

Publicada em 09/08/2021 Atualizada há 1 ano

Encontro foi articulado pela Assessoria das Relações com o Mundo do Trabalho

Na última quinta (05), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou reunião com o Banco do Nordeste (BNB) para discutir parcerias . O encontro foi articulado pela Assessoria das Relações com o Mundo do Trabalho (Asremt), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRN, e contou com a participação da Diretoria de Inovação Tecnológica (Ditec) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).

Estiveram presentes, pelo IFRN, a pró-reitora de Extensão, Denise Momo, o assessor de Relações com o Mundo do Trabalho, Victor Varela, o economista da Asremt, Marcus Sampaio, e o diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira. Pelo BNB, participaram o superintendente estadual Thiago Dantas, o gerente de Desenvolvimento Territorial, Agnelo Peixoto, e o gerente executivo, Valsueldo Fernandes.

Na ocasião, além do compromisso de fortalecer as articulações interinstitucionais já existentes, como a participação do IFRN nos comitês técnicos do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) e o apoio mútuo a eventos, foram discutidas e delineadas novas possibilidades: a celebração de convênios para encaminhamento de estagiários e aprendizes do IFRN para o BNB; a discussão preliminar de um termo de cooperação futuro para ações de Ensino, Pesquisa e Extensão; a ampliação da divulgação e participação do IFRN no Edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) do BNB; a prospecção de apoio do banco ao Prêmio de Empreendedorismo Inovador do IFRN, hackathons e/ou concursos de ideias; e a apresentação das linhas de crédito do BNB às incubadoras tecnológicas empresariais, vinculadas à Propi, e as incubadoras tecnológicas para fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários do IFRN (IFSol), vinculadas à Proex.

Apoios

Durante a reunião, Thiago Dantas pontuou que o BNB historicamente apoia instituições de ciência e tecnologia em licenciamentos e transferências de tecnologia, podendo contribuir junto a projetos especiais do IFRN. O superintendente registrou, ainda, o agradecimento institucional pela contribuição do Instituto no Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa 2021 com a integração do servidor Marcus Sampaio à banca da premiação. "Estreitar o relacionamento e ampliar as possibilidades de cooperação entre o IFRN e o Banco do Nordeste - um banco público de investimento tão importante para economia regional, é algo salutar, imprescindível, há muito tempo desejado", socializou Marcus.

Nas palavras da pró-reitora de Extensão, Denise Momo, "mesmo em viagem pelos nossos campi na ação Diálogos IFRN, garantimos nossa participação na reunião, representando nosso reitor, o professor Arnóbio, porque não temos dúvidas da importância da articulação com um parceiro como o BNB para fortalecermos nossas políticas e ações de extensão, pesquisa e inovação e, sobretudo, para contribuirmos ainda mais com o desenvolvimento territorial no RN", explicou.

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas