Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

IFRN discute parcerias na área de Mineração com a China e o Governo do Estado

Centros de Tecnologia Mineral e de Certificação de Gemas e Lapidação foram destaques

Publicada em 27/01/2021 Atualizada há 1 ano

Os participantes discutiram sobre um convênio amplo entre a Sedec e o IFRN

Na dia 26 janeiro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) reuniram-se com a Secretaria do Desenvolvimento Rural Econômico (Sedec) do RN para discutir parcerias nas áreas de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação. Dentre os temas tratados, os mais centrais foram as parcerias entre o governo, o IFRN e a China no que concerne às potencialidades do Centro de Tecnologia Mineral e do Centro de Certificação de Gemas e Lapidação, envolvendo micro e pequenas empresas, bem como cooperativas de garimpeiros. 

Do IFRN, estiveram presentes a pró-reitora de Extensão, Denise Momo, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Neto, e o diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira. Da Sedec, participaram o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, o secretário de Relacionamento Institucional de São Gonçalo do Amarante, Ciro Maia, e o coordenador da Assessoria Técnica da Sedec, Guido Salvi. 

Denise Momo ressaltou a possibilidade de atuação conjunta das Incubadoras Tecnológicas Empresariais e de Economia Solidária (IFSol) dos campi da região. João Teixeira, por sua vez, salientou as estruturas disponibilizadas pelo IFRN e os projetos de pesquisa de sucesso desenvolvidos por pesquisadores no CT Mineral. Avelino Neto, por fim, sinalizou a abertura da gestão sistêmica da Instituição para as parcerias público-privadas, com vistas ao desenvolvimento de práticas articuladas de ensino, pesquisa e extensão visando ao desenvolvimento regional. 

Como encaminhamento, os participantes assumiram o compromisso de dar início às tratativas para a assinatura de um convênio amplo entre a Sedec e o IFRN, após o efetivo diálogo com os campi e as comunidades circunvizinhas interessadas nessa ação. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado, agradeceu o retorno da Instituição ao diálogo com o Governo do Estado e se mostrou disponível para o trabalho conjunto.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas