Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Canguaretama

IFRN discute parcerias com gestores da Microrregião do Litoral Sul

Encontro contou com a presença do reitor do Instituto, diretor do Campus e prefeitos da região

Publicada em 22/06/2017 Atualizada há 1 ano

Na tarde desta quarta-feira (22), o Campus Canguaretama do IFRN recebeu 14 gestores municipais da Microregião do Litoral Sul potiguar, a fim de apresentar a Instituição e discutir possibilidades de parcerias. O encontro foi articulado pelo diretor-geral do Campus, Valdelúcio Pereira, com a presença do reitor do Instituto, Wyllys Farkatt Tabosa. Entre as autoridades presentes, estavam a prefeita e a secretária de Educação de Canguaretama, Maria de Fátima Borges e Elizabete Marinho, respectivamente, o secretário de Educação de Arez, Emanuel Eduardo de Carvalho, chefe de Gabinete de Baía Formosa, Rodrigo Cipriano da Silva, entre outros gestores da região e do IFRN.

O diretor-geral do Campus esclareceu sobre a proposta da reunião: promover o crescimento em conjunto, articulando uma maior ligação entre os municípios e o IFRN. Deixou claro ainda que, de acordo com a necessidade das comunidades, parcerias podem ser feitas com outros campi do Instituto. "Esse é apenas o começo. Queremos estreitar cada vez mais os laços entre o Instituto e o trabalho realizado pelas prefeituras", enfatizou. Em seguida, o diretor-acadêmico do Campus, Flávio Ferreira, apresentou o trabalho realizado na região, especificando os cursos oferecidos e os projetos desenvolvidos.

Foram discutidas várias propostas de parcerias, nas áreas de Informática, com sistemas de informação que ajudem a tornar mais eficazes o trabalho das prefeituras, de pesca, para desenvolver o setor pesqueiro na região, de energia sustentável e de formação de professores. Os gestores do Campus declararam a intenção de criar projetos focados nos problemas apresentados. Além disso, o reitor falou da possibilidade de firmar acordo para utilização do Suap, software administrativo criado e usado pelo Instituto. Sobre a formação de professores, foi elogiada a iniciativa de fazer Jornada Pedagógica para professores dos municípios. A professora Clarisse Souza, do Campus, garantiu a articulação para dar continuidade à ação.

A diretora pedagógica do IFRN, Ticiana Coutinho, reforçou a atuação multicampi e multiníveis da Instituição, que vai da Formação Inicial e Continuada de trabalhadores à pós-graduação. "É preciso que a gente conheça as possibilidades de usufruir dessa instituição pública, gratuita e de qualidade", disse a diretora. O assessor de Relações Internacionais, Thiago Loureiro, falou da possibilidade de trabalho com o Programa Jovem Aprendiz, que promove a inserção dos estudantes no mundo do trabalho. Já o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo, destacou as pesquisas realizadas por estudantes e professores que já beneficiam a região, como Plano Municipal de Turismo de Canguaretama, que teria custado mais de R$ 300 mil à prefeitura, caso realizado por empresa privada.

"Uma reunião como essa é uma iniciativa muito boa. Sabemos do potencial das pessoas que saem formadas pelo IFRN. Aqui é um espaço de promoção de desenvolvimento e inovação", declarou a prefeita de Canguaretama.