COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

IFRN discute parceria com universidade moçambicana

Reunião aconteceu no dia 21 de maio, de forma remota

Publicada em 21/05/2021 Atualizada há 1 ano

Reunião contou com representantes do IFRN e da UCM

Com o objetivo de dar continuidade à formação de uma rede lusófona de pesquisa, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou nesta sexta (21) uma reunião com representantes da Universidade Católica de Moçambique (UCM). Do IFRN, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Neto; o secretário executivo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN), Fernando Silva; o assessor de Extensão e Relações Internacionais professor Samuel Lima; e o coordenador em exercício da Editora IFRN, Rodrigo Pessoa. Como representantes da universidade africana, participaram o professor Armindo Tambo, vice-reitor para Área de Administração e Finanças da UCM e Porta-Voz da UCM; o professor Felipe André Angst, Diretor da Faculdade de Gestão de Recursos Florestais e Faunísticos; e José Bernardo Rafael, chefe do gabinete do reitor.

O diálogo girou em torno dos interesses de ensino, pesquisa e extensão de cada instituição. Para o professor Armindo Tambo, “a possibilidade de intercâmbio de discentes e docentes em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de Engenharias, proporcionará um fortalecimento recíproco”. Rodrigo Pessoa ressaltou: “a Editora IFRN está disponível para compartilhar experiências de gestão dos processos editoriais, bem como para realizar possíveis coedições com a recém-criada Editora da UCM”. O professor Samuel Lima, por sua vez, enfatizou: “os editores de nossos periódicos científicos serão colocados em contato, a fim de viabilizar possibilidades de publicações de nossos pesquisadores e estudantes por meio de dossiês, por exemplo.”

Além dos encaminhamentos relativos à mobilidade docente e discente e à divulgação científica, a UCM também se interessou em integrar a colaboração que se esboça, entre o IFRN e outras instituições africanas, na direção de uma rede de troca de experiências em torno das Incubadoras Tecnológicas. Para o professor Avelino de Lima Neto, “compartilhar as experiências das Incubadoras, sejam elas relativas ao Empreendedorismo Inovador, sejam elas conectadas ao Cooperativismo, é essencial para pensar outros modos de interação com a sociedade”.

Após o ofício a ser enviado pela ASERI à universidade moçambicana, os atores dessa parceria serão contactados.

IFRN realiza reuniões com representantes de universidades africanas

servidores