Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

IFRN discute parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Colaboração tripartite ainda poderá contar com a UFRN

Publicada em 30/06/2021 Atualizada há 1 ano

Reunião de debate da parceria aconteceu dia 30 de junho

No dia 30 de junho, o IFRN realizou uma reunião junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com representantes do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), com vistas a firmar um acordo de cooperação entre as três partes. Do IFRN, participaram o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Neto; e o assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima; da UFRN, esteve presente o diretor do Instituto Humanitas, Alípio de Sousa Filho; e pelo CES, participaram António Sousa Ribeiro e Rita Pais. O professor Marco Vieira, interlocutor junto ao IFRN na colaboração já existente com o Departamento de Engenharia Informática da UC, também participou do encontro.

Os participantes indicaram possibilidades de cooperação conjunta, como projetos de pesquisa interinstitucionais, mobilidade acadêmica e qualificação de servidores. “A parceria tripartite propõe-se também celebrar convênios de cotutela entre a UC e os programas de pós-graduação da UFRN, a fim de que a qualificação em nível de doutorado de servidores do IFRN aconteçam nessa modalidade”, disse Avelino Neto.

As duas instituições brasileiras possuem acordos vigentes com a UC. No entanto, a fim de oficializar a colaboração, será preciso estabelecer um novo protocolo. “Uma das vantagens dessa interlocução é o fato de que os pesquisadores brasileiros não precisam pagar propinas - mensalidades - para realizar estágio pós-doutoral no CES”, afirmou Samuel Lima. O encaminhamento tomado foi o contato entre os setores de Relações Internacionais das três instituições, a fim de chegar à melhor versão do documento que será encaminhado aos respectivos órgãos competentes.

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas