Pró-Reitoria de Extensão

IFRN discute extensão e ensino em Feira de Ciências do Semiárido

Evento é promovido pela UFERSA a fim de promover a pesquisa em escolas públicas

Publicada em 20/10/2016 Atualizada há 12 meses

Coordenador de extensão do Campus Mossoró, Pró-Reitora de Extensão do IFRN e professor da Secretaria Estadual de Educação.

Servidores, entre gestores, técnicos-administrativos e professores, além de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participam até esta sexta-feira (21) da Feira de Ciências do Semiárido, realizada no Campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A Pró-Reitora de Extensão do Instituto, Régia Lopes, integrou a mesa de abertura da Feira, que aconteceu na noite desta quarta-feira (20).

A Feira integra a programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido Potiguar, que acontece paralelamente nos 4 campi da Ufersa. Em parceria com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, a UERN e o IFRN, o objetivo é promover a pesquisa científica em escolas de ensino médio da rede pública de ensino. Para isso, acontecem capacitações de professores para atuar com a pesquisa e a mobilização para que as escolas realizem suas feitas científicas. Os trabalhos apresentados pelos estudantes nesses eventos são selecionados para a Feira de Ciências do Semiárido e os mais bem avaliados são credenciados para feiras científicas nacionais.

Participação do IFRN

Além da participação da pró-reitora de Extensão na mesa de abertura da Feira de Ciências do Semi-Árido, o Instituto foi representado também no III Fórum de Extensão do Oeste Potiiguar, que integra a programação do evento. A diretora pedagógica do IFRN, Ticiana Coutinho, contribuiu com as discussões de uma mesa-redonda sobre extensão. “Levamos para lá a experiência quanto à relação entre ensino e extensão nos nossos documentos e na nossa atuação”, explicou a diretora pedagógica.

Em um dos estandes da Feira, o Campus Mossoró do IFRN apresenta até esta sexta (21) uma mostra dos trabalhos realizados por alunos e servidores. Paralelamente, a Ufersa realiza também a Semana do Servidor, que contou com a palestra “Alimentos Funcionais”, proferida pela nutricionista Fátima Nunes, do Campus Natal-Central do IFRN. O  foco da Semana é alimentação saudável e qualidade de vida.

extensao