Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

interinstitucional

IFRN e UFRN tratam de convênio com IFPB e Universidade Save, de Moçambique

Reunião foi realizada a partir da solicitação de um grupo de pesquisadores das instituições

Publicada em 22/02/2022 Atualizada há 1 ano

Foram iniciados procedimentos de efetivação do convênio interinstitucional

Na manhã da terça-feira, 22 de fevereiro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reuniram-se para discutir possíveis parcerias entre o IFRN, a UFRN, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Universidade Save, em Moçambique.

A reunião foi realizada a partir da solicitação de um grupo de pesquisadores do Campus Canguaretama do IFRN, dos campi Cabedelo e João Pessoa do IFPB, da UFRN e da Universidade Save. O grupo vem trabalhando desde 28 de dezembro de 2021, com vistas ao desenvolvimento de pesquisa conjunta em diversidade gastronômica, economia solidária, bioconstruções e segurança hídrica junto às comunidades locais.

Participação e expectativas

Pelo IFRN, estiveram presentes a professora Girlene Moreira, assessora de parcerias internacionais na Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) e o professor Helber Silva, assessor de Relações Internacionais do Campus Canguaretama. Pela UFRN, Renata Archanjo, secretária adjunta de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI).

Segundo Helber, “a expectativa é apoiar os idealizadores da proposta para que desenvolvam a pesquisa conjunta articulada com a extensão”. Para Girlene, “É importante pensarmos nesses acordos interinstitucionais, sobretudo porque nos acerca das instituições mais próximas territorialmente e atende a um dos pontos da nossa política de gestão da internacionalização que é a celebração de acordos com instituições africanas.”

Encaminhamentos

Como encaminhamentos, sugeriu-se o início da redação da minuta do acordo de cooperação e do seu plano de trabalho, a fim de iniciarem os procedimentos formais para o convênio interinstitucional, bem como o apoio e o estímulo para que os pesquisadores elaborem e submetam projetos a editais de fomento.  De acordo com os representantes do IFRN e da UFRN, espera-se que, futuramente, a mobilidade de alunos e pesquisadores seja possível, assim como o desenvolvimento de produções e eventos conjuntos entre as quatro instituições.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas