IFRN desenvolve projeto sobre materiais cerâmicos ambientalmente sustentáveis

Trabalho foi apresentado no Connepi 2022 e é desenvolvido no Campus Natal-Central

Publicada em 30/09/2022 Atualizada há 1 ano

Os resultados obtidos demonstram potencial para atingir produção ceramista em escala industrial.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é responsável pelo desenvolvimento de inúmeros projetos sustentáveis e voltados a benefícios ambientais. Um dos projetos desenvolvidos, “Utilização de resíduos sólidos na produção de materiais cerâmicos ambientalmente sustentáveis”, realizado no Campus Natal - Central, foi apresentado no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) de 2022.

O surgimento de resíduos sólidos em alta escala cresceu com o avançar do tempo e alternativas para solucionar os problemas gerados passaram a ser pensadas. Uma das possibilidades é a incorporação de resíduos sólidos em materiais cerâmicos, como sugere o projeto desenvolvido pelas estudantes Bárbara Maria S. do Nascimento e Maria Vitória B. Silva, alunas do Curso Técnico em Mineração, orientadas pelos professores Djalma Valério, Flánelson Monteiro e Tércio Machado.

No trabalho, as estudantes utilizaram dois tipos de resíduos sólidos incorporados em materiais cerâmicos: resíduo de gesso da construção civil (RGC) em massas para revestimentos cerâmicos e resíduos gerados pelas cinzas da lenha de fornos cerâmicos para produção de esmaltes cerâmicos. De acordo com os resultados obtidos, os resíduos observados possuem potencial para sua reutilização na produção ceramista em escala industrial, contribuindo para o desenvolvimento produtivo e para a conservação do meio ambiente.

Djalma Valério, um dos professores orientadores, afirma que a participação no Connepi 2022 “trouxe a possibilidade de apresentar para a Rede Federal e para a comunidade presente parte do trabalho que vem sendo desenvolvido no IFRN”. O professor ainda destaca a importância da realização de projetos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Connepi 2022

A décima terceira edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) foi realizada entre 26 e 29 de setembro de 2022. O evento, organizado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), trouxe a temática "Connepi que Transforma: Diversidade e Inclusão".

O IFRN participou do evento e, através de três projetos expostos, pôde apresentar alguns dos trabalhos realizados no Instituto. Os projetos apresentados foram selecionados a partir do Edital N° 18/2022 - PROPI/RE/IFRN