Pesquisa sistêmica
Pesquisa analisa perfil motivacional de estudantes de Química do IFRN
Sigiloso, o trabalho não divulgará dados que levem a identificação de respondentes
Publicada em 13/07/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:49

Os discentes de Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) estão sendo convocados a participar do projeto de pesquisa intitulado: “Identificação do perfil motivacional dos alunos dos cursos de Licenciatura em Química do IFRN e sua relação com rendimento acadêmico". O projeto tem a previsão de ser aplicado em todos os campi em diferentes etapas. A participação dos discentes será voluntária e se dará através de um questionário que será disponibilizado via Google forms.
Perfil motivacional
O projeto é coordenado pela professora Ayla Bezerra, do Curso de Licenciatura em Química do Campus Pau dos Ferros: "a ideia é identificar e analisar o perfil motivacional de estudantes desses cursos através da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) proposta por Guimarães e Bzuneck (2008) e estabelecer uma possível relação com o rendimento acadêmico desses estudantes", disse a professora. Segundo ela, a participação discente é fundamental e será voluntária e não serão divulgados dados que levem à identificação dos respondentes, sendo a pesquisa totalmente sigilosa. "As respostas dos discentes ao questionário especialmente se tivermos um retorno massivo nos ajudarão a traçar o perfil motivacional dos licenciandos e analisar os aspectos que interferem na motivação acadêmica”, explica a professora.
A pesquisa também busca identificar o quanto discentes se identificam com o curso, sua motivação - e possíveis agentes que podem ser interferentes na motivação - e se há influência e relação com o rendimento acadêmico. Ao todo, o projeto será desenvolvido em quatro etapas. Ayla ainda esclareceu que foram realizadas adequações culturais ao questionário e uma aplicação prévia para análise dessas adequações por parte do público-alvo. "As próximas etapas consistem em aplicar os questionários por campus e realizar a posteriori o tratamento dos dados. Os questionários serão aplicados em duas etapas: inicialmente nos Campi Pau dos Ferros e Apodi, durante o mês de julho; e depois, em agosto, nos campi Ipanguaçu e Currais Novos", complementou a docente.
Como participar
A coleta dos dados será por Campus, e haverá um link específico para cada um, que será divulgado à medida que o coordenação do projeto estiver contatando os coordenadores de curso de cada unidade do IFRN. De acordo com a professora Ayla, “a chamada é para divulgar o projeto e motivar os discentes a participarem e compreenderem sua importância. Os alunos deverão procurar os seus coordenadores de curso para acesso ao questionário”.