Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONNEPI

IFRN desenvolve projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência visual

O protótipo e apresentação do projeto foram expostos no XIII Connepi

Publicada em 30/09/2022 Atualizada há 12 meses

A iniciativa do projeto é dos estudantes  Erikson Pedro, Gabriel da Silva e Hector Hêndrio, do Campus João Câmara

Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) desenvolveram um protótipo de baixo custo para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. O projeto foi exposto na décima terceira edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), que aconteceu no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). 

A iniciativa do projeto é dos estudantes Hector Hêndrio, Erikson Pedro e Gabriel da Silva, do Campus João Câmara, tendo como coordenadora e orientadora a professora Emiliana Souza, coorientador o professor Humberto Araújo e o professor Leonardo Vale, todos do Campus João Câmara.

De modo geral, a deficiência pode ser vista como um fenômeno socialmente construído resultante de barreiras presentes no ambiente ao qual a pessoa está exposta. O projeto visa a proporcionar ao deficiente meios para superar a lacuna presente entre o que ela quer fazer e o que a infraestrutura social existente permite que ela faça. O objetivo é contribuir com a acessibilidade de deficientes visuais, sendo este equipamento a bengala eletrônica com baixo custo de produção e tornando a sua aquisição e desenvolvimento ainda mais acessíveis. 

Para o funcionamento do protótipo, foi pensado o desenvolvimento de um aplicativo para atuar juntamente com a bengala, a ideia é gerar interação entre a estrutura e o ambiente que a pessoa com deficiência está, possibilitando a localização dentro do ambiente, que é norteada através do contato do protótipo com o piso do local, juntamente com o aplicativo. A atuação na identificação do local se dá através de avisos audíveis, transmitidos para o usuário por meio de seu smartphone.


Connepi 2022 

A décima terceira edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) foi realizada entre 26 e 29 de setembro de 2022. O evento, organizado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), trouxe a temática "Connepi que Transforma: Diversidade e Inclusão". 

 O IFRN participou do evento e, através de três projetos expostos, pôde apresentar alguns dos trabalhos realizados no Instituto. Os projetos apresentados foram selecionados a partir do Edital N° 18/2022 - PROPI/RE/IFRN.


Acesse:

IFRN participa do CONNEPI 2022

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas