Internacionalização

IFRN debate internacionalização e telecolaboração com instituições estrangeiras

Na ocasião, foi realizada a divulgação da Jornada de Português Brasileiro para Estrangeiros

Publicada em 17/12/2021 Atualizada há 12 meses

Encontro promovido pela Universidad de Almería aconteceu de forma remota.

Na tarde da última quinta-feira, 16, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou do “Encuentro Internacional Espacio Iberoamericano del Conocimiento: Internacionalización del Currículo mediante la Telecolaboración”, de forma remota, promovido pela Universidad de Almería. As instituições têm ampliado suas ações no âmbito do acordo de cooperação internacional, assinado em junho deste ano.

Dentre as diversas atividades realizadas no evento, o IFRN se destacou pela comunicação intitulada “Propuestas de internacionalización en procesos de telecolaboración en IFRN: la experiencia de la enseñanza de portugués brasileño a la comunidad académica de la Universidad de Almería”, na qual representantes do Instituto, professores Samuel Lima e  Girlene Silva, apresentaram a oferta do curso de Português Brasileiro para Estrangeiros. A iniciativa conta com a participação de demais professores e coordenadores e está sendo ofertada à comunidade acadêmica da Universidade de Almería.

Atualmente ocupando o cargo de assessor de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), Samuel Lima, considera que o evento possibilitou o diálogo teórico e a exposição de experiências práticas sobre internacionalização e telecolaboração. "Nossa participação em um evento sediado em uma instituição estrangeira aumenta o índice de mobilidade internacional de servidores previsto no PDI 2019-2026, já que, devido à crise sanitária, ela também tem sido realizada de forma virtual”, declarou Samuel.

Segundo a professora e assessora de Parcerias Internacionais, Girlene Silva, “atividades como essa fortalecem as ações previstas no convênio entre as duas instituições e dá visibilidade internacional ao que estamos fazendo no IFRN, uma vez que estivemos em diálogo com pesquisadores de várias partes do mundo, como Argentina, Alemanha, Colômbia Espanha, Estados Unidos, Jordânia, além do Brasil”.

Jornada de Português Brasileiro para Estrangeiros do IFRN

Ao final da apresentação de ambos no evento, os professores convidaram a comunidade acadêmica internacional para a Jornada de Português Brasileiro para Estrangeiros do IFRN, que acontece no próximo dia 20 de dezembro, à partir das 13h.

A atividade, que terá como tema “Cultura Potiguar em Foco", será promovida pelo Campus Natal-Zona Leste (EaD) e pela equipe do Português Língua Adicional em Rede (PLA). Toda a programação será transmitida pelo canal do Campus no Youtube

As inscrições para a comunidade acadêmica do IFRN podem ser realizadas por meio da Suap. Já a inscrição para a comunidade acadêmica internacional deve ser realizada através de formulário eletrônico.

Acesse:

Inscrições para Jornada de Português Brasileiro para Estrangeiros do IFRN (comunidade acadêmica do IFRN)

Inscrições para Jornada (comunidade acadêmica internacional)

Programação 20/12: Jornada de Português Brasileiro para Estrangeiros do IFRN

servidores