PROEN

IFRN debate Avaliação Global dos Cursos Técnicos

O seminário reuniu, no auditório da Reitoria, servidores da Instituição envolvidos no processo de revisão dos cursos

Publicada em 23/11/2018 Atualizada há 1 ano

Servidores se reuniram no auditório da Reitoria do IFRN

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu, nos dias 22 e 23 de novembro, o Seminário de Avaliação Global dos Cursos Técnicos do IFRN. O encontro reuniu diretores acadêmicos, as equipes técnico-pedagógicas, os Núcleos Centrais Estruturantes (NCE’s), professores e técnicos do Instituto envolvidos no processo de revisão dos cursos.

O Seminário teve como objetivo debater todo o processo de avaliação dos cursos vivenciado até o momento. Por meio de elementos avaliativos, são discutidas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) do Ensino Médio, as diretrizes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a nova matriz orçamentária, entre outros pontos que surgiram ao longo do processo avaliativo. Ticiana Patrícia, diretora pedagógica do Instituto, afirmou que a pretensão, após o seminário, é a reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s). “Com base nesta discussão, o intuito é que no ano de 2019 nos dediquemos a esta reformulação, já dentro das novas diretrizes que a gente deve aprovar”, disse.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFRN, professor Agamenon Tavares, este debate é de extrema importância para a manutenção da qualidade dos cursos ofertados pela Instituição. “Nossos PPC’s, implementados há 6 anos, precisam ser revisitados pela comunidade que, identificando dificuldades, tem a oportunidade de discussão, de fazer a busca coletiva pelas melhores soluções para cada situação que estamos enfrentando no nosso trabalho pedagógico”, destacou. O professor ressaltou ainda a espera por uma melhor adequação aos anseios atuais da Educação Profissional. “A partir disso, buscamos fortalecer estratégias de combate à evasão dos cursos, estímulo à  permanência e melhoria dos índices de sucesso, além de reconstruir, em conjunto, documentos que valorizem a nossa identidade e que demonstram o zelo do IFRN com a qualidade das ofertas”, finalizou.

Programação

O encontro contou com a discussão sobre o processo histórico de avaliação global dos cursos técnicos e os novos elementos a serem considerados na revisão dos cursos técnicos integrados, além de uma mesa redonda que abordou os temas “Integração curricular: um desafio político e pedagógico no Instituto Federal da Paraíba (IFPB)” e “o processo de reestruturação curricular no IFPB: um relato de experiência”, mediado por Ana Lúcia Ferreira de Queiroga (IFPB) e Jocileide Bidô Carvalho (IFPB), respectivamente.

A avaliação

O processo avaliativo foi iniciado em 2017, a partir da aplicação de um questionário de revisão trabalhado com dados quantitativos e qualitativos, disponibilizado para todos os campi do IFRN através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O instrumento avaliativo foi respondido por gestores, técnicos-administrativo, alunos e professores. Em 2018, após a coleta de dados, é realizada a discussão destes elementos avaliativos no Seminário de Avaliação Global dos Cursos Técnicos.

extensao
pesquisa