Internacionalização em foco

IFRN cumpre Missão Espanha 2021

No período de 8 a 12 de novembro, comissão do IFRN visitou a Universidade de Almería (UAL) e a Universidade Complutense de Madrid (UCM)

Publicada em 25/11/2021 Atualizada há 1 ano

Representantes do IFRN e da Universidade de Almería, no dia 10 de novembro de 2021.

Entre os dias 8 e 12 deste mês de novembro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) estiveram em solo espanhol para a Missão Espanha 2021. Na oportunidade, os membros da comissão visitaram a Universidade de Almería (UAL) e a Universidade Complutense de Madrid (UCM).

As visitas tiveram o objetivo de realizar o intercâmbio de experiências de cunho acadêmico-científico e a participação em atividades de divulgação de programas institucionais de expansão da internacionalização. Pela Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN (Aseri), participaram o professor Samuel de Carvalho Lima e, em colaboração técnica, a professora Girlene Moreira da Silva, interlocutora do IFRN no acordo com a UAL. A comissão também foi composta pelos professores Bruno Ferreira de Lima e Lúcia de Fátima Lúcio.

IFRN na Universidade de Almería

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, a comissão do IFRN cumpriu agenda na Universidade de Almería, instituição com a qual o Instituto possui acordo de cooperação desde o dia 15 de junho deste ano. Os objetivos da ação basearam na troca de informações, na realização de reuniões de trabalho e na produção conjunta de publicações.

Na oportunidade, os representantes do IFRN observaram o Centro de Línguas da UAL, a fim de desenvolver o próprio Centro do Instituto, assim como um programa de Estudos no Exterior. Outra pauta abordada durante a passagem pela universidade espanhola foi desenvolvimento do projeto ‘Reforma Agrária Programa de Turismo do RN (PRA TU-RN)’. A professora Lúcia de Fátima Lúcio explica que o projeto contará com a parceria do grupo de Investigação de Desenvolvimento Sustentável do Mediterrâneo (Cimedes) com foco em agricultura aplicada e com a atuação da empresa cooperativa Anecoop. “O esforço de troca de conhecimento é no sentido de promover um modelo de cadeia de valor baseado em comércio justo e com selo de origem para produtos de reforma agrária”, declarou.

Doutorado na UAL

Recentemente, duas professoras do IFRN foram aprovadas para Doutorados na Universidade de Almería. Uma delas é Andressa Luna, professora de Língua Espanhola do Campus Ceará-Mirim, que irá cursar o Doutorado em Ciências Humanas e Sociais na linha de investigações de Estudos de Língua e Literatura Hispânica. Foi a partir de um webnário realizado pela Aseri, que contou com a presença do professor espanhol José Manuel de Amo Sánchez-Fortún (interlocutor da UAL no acordo com o IFRN), que a docente conheceu as possibilidades de pós-graduação na UAL. “Me interessei bastante e decidi prestar a seleção para o Doutorado. Foi uma grande alegria receber a notícia da aprovação. Foi um processo um tanto quanto difícil, mas deu tudo certo no processo de inscrição. Estou muito feliz com a oportunidade de aprofundar, não só meus conhecimentos acadêmicos e transformar isso em minhas práticas de ensino de Língua Espanhola, Literatura e Cultura Hispânica, mas, também, o crescimento como pessoa. Vai ser uma experiência única para mim”.

A professora de Gestão de Marketing do Campus Natal – Zona Norte, Alinne Pompeu, irá cursar o Doutorado em Marketing, Consumidor e Investigação de Mercados na UAL. Pompeu afirma que a oportunidade de cursar uma pós-graduação em uma universidade estrangeria é muito importante “não só por uma realização pessoal e profissional, mas por ser uma possibilidade de adquirir conhecimento através de uma experiência diferente”. A também pesquisadora declara estar com boas expectativas para a nova etapa, desta vez em outro continente: “Sei que não será tranquila, mas espero que seja uma jornada com muito aprendizado”.

Visita à Universidade Complutense de Madrid

Fechando a agenda da Missão Espanha 2021, a comissão do IFRN visitou, nos dias 11 e 12 de novembro, a Universidade Complutense de Madrid (UCM). O assessor de Extensão e Relações Internacionais Samuel de Carvalho Lima ressalta que a visita foi referente ao projeto estratégico Rotinas das Relações Internacionais, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026. O projeto “busca disseminar os programas institucionais junto a instituições estrangeiras, neste caso, junto à UCM, de modo a ampliar as atividades de internacionalização", ressaltou o assessor.

Com informações da Universidade de Almería.

extensao
servidores