ONHB

IFRN conta com 43 equipes na final da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Etapa final acontece neste sábado e domingo, 20 e 21 de agosto, na Unicamp

Publicada em 19/08/2016 Atualizada há 1 ano

A etapa final da 8ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONBH) vai contar com a participação de 43 equipes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, formadas por alunos e estudantes de 9 campi da Instituição. Para o reitor Wyllys Farkatt Tabosa, esse número é o resultado conjunto da ação dos professores de História e das diretorias acadêmicas dos campi, com a formação e preparação dos estudantes, e da Diretoria de Atividades Estudantis (Digae), que planejou e tornou possível e deslocamento das equipes. "São cerca de 150 pessoas que vão representar não só o IFRN, mas o Rio Grande do Norte em uma importante competição de conhecimento.

A final da Olimpíada acontece neste final de semana, dias 20 e 21 de agosto, em Campinas, São Paulo. O IFRN conta com 16 equipes do Campus Mossoró; 11 do Campus Pau dos Ferros; 4 do Campus Ipanguaçu, 3 do Campus Natal-Central; 3 do Campus Apodi; 3 do Campus São Paulo do Potengi; 1 do Campus Cidade Alta; 1 do Campus Nova Cruz e 1 do Campus Canguaretama.

Essa etapa final contou com a classificação de 275 grupos, sendo 164 da Região Nordeste, que ficou com o maior número de representantes. O Rio Grande do Norte foi o segundo estado com mais classificados, tendo 57 equipes concorrendo na final, ficando atrás do Ceará, que conta com 59 equipes.

A 8ª ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes), e medalhas de participação para todos os finalistas. Serão fornecidos certificados de medalha de ouro, prata ou bronze para as 75 melhores equipes segundo a pontuação na fase final e certificados e honra ao mérito a todos os outros finalistas. Serão fornecidos certificados de participação a todos os inscritos.

Sobre a ONBH:

A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.