Cooperação
IFRN consolida cooperações técnicas com instituições parceiras
Ações focadas na área da saúde foram discutidas durante reunião
Publicada por Habyner Lima em 18/06/2024 ― Atualizada há 5 meses
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, nesta terça-feira (18), uma reunião na Reitoria com instituições parceiras da área de saúde, com o objetivo de fortalecer as cooperações técnicas já estabelecidas entre instituições nacionais e internacionais.
Estiveram presentes representantes do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), professores coordenadores da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, além de membros da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso, e representantes do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica do IFRN (Navi) e da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).
O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, avaliou o cenário atual das ações e discutiu possíveis expansões: "É crucial ampliar essas iniciativas, especialmente na área da saúde, onde o IFRN ainda tem pouca presença. Portanto, o desenvolvimento através da tecnologia pode ser a mudança de paradigma necessária em nossa instituição, além da expansão das atividades de pesquisa, ensino e extensão. Atualmente, o IFRN oferece o curso de Equipamentos Biomédicos no Campus Ceará-Mirim, sendo o único com foco na área da saúde. As cooperações técnicas com nossos parceiros podem potencialmente expandir essa oferta e o desenvolvimento de novas iniciativas", concluiu o gestor.
"Os acordos são de grande importância para fortalecer essa parceria e permitir o desenvolvimento de projetos não apenas de interesse local, mas também nacional e globalmente na área da saúde", afirmou o professor e coordenador da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, João Apóstolo, destacando a dimensão internacional educacional em saúde.
Como resultado da reunião, foram estabelecidos acordos de cooperação entre o IFRN, a Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso e a Escola Superior de Enfermagem, visando o desenvolvimento de parcerias e a ampliação da rede internacional de pesquisa, envolvendo tanto a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) quanto o IFRN.