CT MINERAL

IFRN conquista primeiro Polo de Inovação em Mineração do Brasil

CT Mineral foi credenciado como Unidade EMBRAPII em Chamada Pública Nacional

Publicada em 19/07/2022 Atualizada há 1 ano

Na última semana, o Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral/IFRN) foi selecionado, através da Chamada Pública nº 1/2022 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como Polo de Inovação em Tecnologias em Mineração do Brasil na área de Tecnologias em Mineração.

A seleção é inicialmente para Unidade Embrapii. O próximo passo para o Instituto é solicitar a efetivação do Polo de Inovação junto ao MEC. Esse será o primeiro polo do Rio Grande do Norte e o primeiro na área de tecnologia em mineração do Brasil.

Com o credenciamento, que tem validade de três anos, o CT Mineral passa a ser uma Unidade Embrapii, vinculada administrativamente à Reitoria do Instituto. As Unidades Embrapii selecionadas ficam credenciadas para receber recursos financeiros e prospectar e executar projetos do Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parceria com empresas industriais da área. A partir do credenciamento, é selado um compromisso contratual para atingir metas de desempenho pactuadas no Plano de Ação aprovado, entre elas: tecnologias em metodologias de prospecção e exploração mineral; aumento de recuperação dos minérios de interesse; aumento do concentrados; novos processos hidrometalúrgico e de bioprocessamento.

A chamada pública nº 1/2022 da Embrapii foi conduzida em parceria com o Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), que disponibilizará os recursos financeiros para a execução do Plano de Ação aprovado.

A construção da proposta selecionada foi coordenada pela Diretoria de Inovação Tecnológica (Ditec) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN) junto à Pró-Reitoria de Planejamento de Desenvolvimento Institucional (Prodes/IFRN), contando com a participação de servidores e colaboradores do CT Mineral. Na proposta, foram elaborados seis documentos com informações sobre área de credenciamento, infraestrutura, experiência em Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), recursos humanos, plano de ação e plano de capacitação em recursos humanos.

Para ser selecionado, o IFRN comprovou experiência no desenvolvimento de PD&I nos últimos três anos. Nos documentos apresentados, foram destaque as subáreas de Exploração Mineral Especializada em Minerais Portadores do Futuro e  Soluções Tecnológicas Inovadoras em Geometalurgia. Segundo o diretor de Inovação Tecnológica do Instituto, professor João Teixeira, a oportunidade vai contribuir para a modernização e o fortalecimento do ecossistema de inovação, além do crescimento das empresas da área. “O credenciamento do CT Mineral como Unidade Embrapii facilitará o desenvolvimento de projetos de PDI com as empresas do setor mineral, especialmente as micro e pequenas empresas, gerando novas tecnologias e patentes na área”, conta.

Para mais informações, acesse:

Unidades Embrapii

Áreas de atuação