Inovação

IFRN conquista patente para veículo elétrico solar adaptado à mobilidade de cadeirantes

Patente garante proteção legal e abre portas para novas oportunidades e parcerias

Publicada por Max Praxedes em 30/07/2024 Atualizada há 1 dia, 16 horas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) alcançou uma importante vitória em inovação tecnológica e inclusão social. Nesta terça-feira, 30 de julho de 2024, a patente para o veículo elétrico movido à energia solar fotovoltaica adaptado à mobilidade de cadeirantes, conhecido como Projeto Crab, foi oficialmente concedida.

Desenvolvido pelos estudantes Iago Souza e Maraysa Araújo, do curso técnico integrado em Eletrônica do Campus Natal-Zona Norte, e orientado pelos professores João Teixeira e Arthur Salgado, o Projeto Crab foi idealizado para proporcionar aos usuários de cadeiras de rodas a capacidade de se deslocar na areia das praias, utilizando energia solar para seu funcionamento.

Histórico e reconhecimento

Desde sua criação, o Projeto Crab tem se destacado nacionalmente. A equipe participou do quadro "Jovens Inventores" do Programa Caldeirão do Huck e ganhou um prêmio de 30 mil reais. O valor permitiu a adição de mais baterias e a implementação de controladores e carregadores avançados para os módulos fotovoltaicos. O mini-protótipo do Crab foi desenvolvido em parceria com a Universidade Petrobras, através do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH), e recebeu reconhecimento em diversas feiras de ciência e tecnologia, como a Febrace, o Projeto Multimedia e a Mostratec.

O projeto também foi destaque na Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016, quando os professores Arthur Salgado e João Teixeira, junto com o aluno Iago Souza, tiveram a honra de carregar a tocha em Natal/RN. A participação foi um reconhecimento do impacto social e da inovação do projeto.

De acordo com o professor João Teixeira, a concessão da patente representa um marco significativo para o IFRN e para a equipe do Projeto Crab: "A concessão da patente é um testemunho do compromisso do IFRN com a inovação, a inclusão e o desenvolvimento sustentável. Este marco não só protege a propriedade intelectual da instituição, mas também pavimenta o caminho para futuras colaborações e avanços tecnológicos que beneficiarão a sociedade como um todo".

A obtenção da patente oferece proteção legal abrangente, estimula a inovação sustentada e pode agregar valor comercial ao projeto, além de possibilitar oportunidades de licenciamento e fontes de receita diversificadas. A equipe também busca parcerias industriais e o desenvolvimento de um veículo funcional para uso operacional, com o apoio da nova etapa do projeto aprovada na Chamada Pública Universal nº10/2023 do CNPq/MCTI.

Projeto Crab - Patente (2024)

Próximos passos

O professor Arthur Salgado ressalta a importância dessa continuidade: "Nosso objetivo é incrementar o nível de maturidade do projeto e buscar parcerias com indústrias para o desenvolvimento da tecnologia. A aprovação na Chamada Pública confirma a relevância do nosso trabalho e nos motiva a seguir em frente".

"A conquista da patente é um reflexo da excelência acadêmica e da capacidade inovadora de nossos alunos, alunas e docentes. Estamos orgulhosos e confiantes de que o Projeto Crab servirá como um exemplo de como a pesquisa e a tecnologia podem transformar vidas e promover a inclusão", destacou o reitor, professor José Arnóbio.

Pesquisa Patente Projeto Crab Inovação tecnológica Inovação