IFRN conquista ouro na 35ª Jornada de Foguetes

As três equipes do IFRN receberam medalha de ouro na competição nacional

Publicada em 12/12/2022 Atualizada há 1 ano

Competição aconteceu em Barra o Piraí, no Rio de Janeiro, e reuniu estudantes de todo o país.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através de estudantes do Campus Apodi, participou da 35ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro. A competição aconteceu no Hotel Fazenda Ribeirão, localizado em Barra o Piraí, no Rio de Janeiro, e reuniu as equipes que conquistaram os melhores desempenhos na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes.

O IFRN foi representado por nove alunos e alunas, distribuídos em três equipes que obtiveram o êxito de conquistar ouro. As equipes foram compostas por Antony Rodrigo, Fernanda Andrade, Iani Vitoria, Luiz Pamplona, Maria Câmara, Rayssa Amorim, Thalyssa Cabral,  Vitória Freitas, Ykaro Afonso.

Para alcançar o prêmio, os estudantes passaram por preparação, que incluiu vários ensaios e lances de foguetes. As equipes receberam todo suporte dos professores de Física do Campus Apodi, com principal orientação do professor Vladson Galdino, que acompanhou os alunos em todos as fases da competição.

A notícia desta conquista foi recebida com entusiasmo pela gestão da unidade. "O ouro chegou para reavivar nossos ânimos e reforçar que estamos no caminho certo na busca da formação integral dos educandos, objetivando, também, torná-los cidadãos aptos a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico local, regional, nacional e global. Nossas 3 equipes participantes da 35ª Jordana de Foguetes foram premiadas em 1º lugar. 9 medalhas de ouro. Compartilhando que Campus arcou com todo investimento necessário para possibilitar a participação dos discente e do docente. Parabéns a todos que direta e indiretamente contribuem para cada conquista que temos obtido durante os últimos anos," afirmou Cleone Lima, diretor acadêmico do Campus.

Jornada de Foguetes

Desde 2009, a Olimpíada Brasileira de Astronomia (MOBFOG) realiza a Jornada de Foguetes. Os participantes são convidados dentre aqueles que participaram da MOBFOG, no corrente ano, em suas escolas. Em 2022, o evento reuniu equipes do nível 3 (6° ao 9° ano) e do nível 4 (Ensino Médio), que lançaram o mais distante possível seus foguetes em suas escolas. A Jornada de Foguetes do nível 4 foram realizadas em 2022, porém a competição do nível 3 será realizada apenas no início de 2023.