Olimpíada

IFRN conquista 12 medalhas em competição de História

Alunos de seis campi levaram três medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze

Publicada em 24/08/2017 Atualizada há 12 meses

Delegação CNAT sendo parabenizada pelo Diretor Geral do Campus

Atletas têm sua rotina de treinos, acompanhamento dos técnicos, alimentação balanceada e atividades que aliviem a tensão para, no fim, alcançarem seu objetivo: vencer as competições das quais participam e trazer para casa a sua medalha, o seu troféu. Não diferente deles, um grupo de alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte retornou ao estado no início dessa semana após uma competição acirrada: a Olimpíada Nacional em História do Brasil.
O treino desses alunos foi nas salas de aula, nas bibliotecas do instituto e em suas casas; seus técnicos foram os professores de história; sua alimentação, o conhecimento; e sua tensão foi aliviada pelo companheirismo entre cada equipe. O resultado não podia ser diferente: das 16 medalhas que vieram para o Rio Grande do Norte, 12 foram do IFRN.

“Uma experiência inesquecível, desde as orientações para as fases online até a premiação que, confesso, não esperava. Estar entre as 15 melhores equipes do Brasil foi e está sendo incrível, principalmente pelo fato de, enquanto protagonista das lutas do povo negro, poder argumentar com propriedade sobre as problemáticas por nós vivenciadas, como um grito de resistência” comentou a aluna Isabelly Araujo, integrante da equipe Orates da História, do Campus Natal-Central.

O Instituto levou três medalhas de ouro através das equipes Doppelganger (PDF), Maria Felipa de Oliveira e Orates da História (CNAT); cinco de prata pelas equipes Café Musain e Mosqueteiros (MO), Marxmallow (AP), Trinity (PDF) e Sobre Netuno, taured e kitsch (CNAT); além de quatro medalhas de bronze com as equipes Níkaia (SGA), Pimentas do Reino (SPP), Luta, substantivo feminino (CNAT) e Três é demais? (PDF). O Estado ainda ganhou mais uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Veterano no evento, o professor de história Francisco Carlos, pontuou sobre a importância de um ambiente saudável para a competição: “O clima em geral era especial, o envolvimento com todas as discussões e as temáticas estudadas era de alto nível”. O professor Reginaldo Carlos foi orientador na olimpíada pela primeira vez e relatou sua experiência: “é de grande valor para minha formação por me permitir observar a maneira como os alunos absorvem o conhecimento, a visão que eles têm e a maneira como eles se apropriam desse conhecimento para usá-lo nas fases da competição” comentou.

O Evento

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é realizada por uma das maiores universidades da América Latina, a Unicamp. O evento é composto inicialmente por cinco fases online. As equipes classificadas em todas as etapas conquistam o direito de participar da fase presencial que, este ano, aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, em Campinas/SP. Ao todo, foram mais de 12 mil estudantes envolvidos, sendo 307 finalistas e apenas 75 equipes medalhistas. O Rio Grande do Norte foi o segundo colocado no Nordeste, sendo ultrapassado apenas pelo Ceará. Das 52 medalhas que vieram para a Região, 12 foram do IFRN.

Confira a lista das equipes, com os alunos integrantes e seus respectivos campi:

Doppelganger (Ouro) – Campus Pau dos Ferros
Leidjane Alves, Estela Barreto e Alice Barreto