Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

IFRN concede, pela primeira vez, o título de Doutor Honoris Causa

Cacique Luiz Katu será o primeiro agraciado com a honraria; solenidade acontece nesta sexta-feira (8), no Campus Canguaretama

Publicada por Renan Gabriel em 07/08/2025 Atualizada em 7 de Agosto de 2025 às 15:41

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza, na próxima sexta-feira, 8 de agosto, a primeira entrega do título de Doutor Honoris Causa da história da Instituição. O homenageado será o Cacique Potiguara José Luiz Soares, conhecido como Cacique Luiz Katu, referência na luta pelos direitos dos povos indígenas no estado e no Brasil.

A solenidade será realizada no Auditório do Campus Canguaretama, às 15h30, e contará com a presença de autoridades locais, estaduais e federais, lideranças indígenas e representantes da comunidade acadêmica.

A concessão do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior (Consup) do IFRN e ocorreu em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto. A iniciativa é do professor Flávio Rodrigo Freire Ferreira, diretor-geral do Campus Canguaretama e autor da propositura.

O evento será conduzido pelo reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, e contará com momentos simbólicos, como a entrada solene do homenageado, exibição de vídeo comemorativo, apresentação cultural do Grupo de Flautas do Amarelão e o tradicional rito acadêmico de concessão do título, com o uso das vestes talares.

Sobre o homenageado

Cacique Luiz Katu é uma das mais expressivas lideranças indígenas do Nordeste. Pedagogo, educador, escritor, defensor da educação intercultural e militante dos direitos originários, Luiz Katu atua politicamente pela valorização da identidade, da cultura e da terra dos povos indígenas do Rio Grande do Norte, especialmente da comunidade Katu, localizada entre os municípios de Canguaretama e Goianinha.

Palavras-chave:
Doutor Honoris Causa