Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Psicologia e Atenção à Saúde do Servidor

IFRN finaliza atendimentos psicológicos online

Em 31 de agosto de 2021 foi encerrado o ciclo e o serviço volta aos moldes pré-pandemia

Publicada em 01/09/2021 Atualizada há 1 ano

Em 2020 foram realizados 317 atendimentos; em 2021, 306

Em março de 2020, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do IFRN lançou um serviço de atendimento psicológico online. Ação foi uma parceria do Grupo de Psicologia do IFRN  com a Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor  (Coass) e a Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae), e, após 17 meses de atendimento psicológico oferecido pelo Instituto, no dia 31 de agosto de 2021 foi encerrado este ciclo.

Demandas e encaminhamentos

De acordo com Emanuelle Souza, psicóloga do Campus Natal-Central e integrante do Comitê Central Covid-19, profissionais da Psicologia Escolar seguirão as atividades laborais da mesma forma que realizavam antes da pandemia. “Acolhimentos individuais prosseguem nos campi, sob demanda. Servidores podem procurar a Coass para o plantão psicológico ao servidor, da mesma forma que acontecia antes da pandemia. Esse projeto, representou uma de nossas ações, que complementa todas as atividades das psicólogas e psicólogos em seus campi de atuação”, explica.

A psicóloga ainda esclarece que todos os estudantes e trabalhadores que buscaram atendimento receberam orientações e encaminhamentos, não existindo pendência do serviço realizado até 31 de agosto de 2021. “Caso a comunidade acadêmica necessite falar com a Psicologia, deverá procurar diretamente o serviço do respectivo campus e sugerimos que os campi que não estão com psicóloga(o) em seu quadro atual possam procurar o apoio da rede de atenção psicossocial da localidade, bem como outros servidores no campus, a exemplo da Coordenação de Atividades Estudantis em parceria com a Digae”, complementa.

Fim de um ciclo 

A ampliação do serviço dos atendimentos online foi uma iniciativa do grupo de psicólogos do IFRN viabilizada durante a suspensão das atividades acadêmicas e continuou durante o ensino remoto emergencial. Do mesmo modo, os psicólogos que compõem este serviço decidiram juntos em reunião que seria o momento de encerrar a atividade. Anteriormente ao momento pandêmico, havia o plantão psicológico voltado exclusivamente para servidores. mas a partir do isolamento social em 2020, foi ampliado temporariamente para toda a comunidade acadêmica em parceria com o Comitê Central Covid-19/IFRN. 

Numericamente, em 2020 foram realizados 317 atendimentos; em 2021, 306. “Desde o início deste projeto atuamos de forma a expandir a atuação da Psicologia para a comunidade acadêmica em favor da saúde mental e institucional, inclusão, promoção dos processos de ensino e aprendizagem e acolhimento, diante do cenário pandêmico em que nos encontramos. Temos certeza de que, mesmo com os desafios iniciais da tecnologia, conseguimos nos aproximar da comunidade acadêmica do IFRN, promovendo reflexões e intervenções em torno da saúde”, finaliza a psicóloga Emanuelle Souza. Servidoras e servidores do IFRN que necessitarem de algum tipo de atendimento poderão procurar a Coass, pelo e-mail: saudeservidor@ifrn.edu.br.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas