Evento
IFRN compartilha experiências de internacionalização no II Seminário Luso-Brasileiro
Realizado em Salvador, evento fortaleceu vínculos entre Brasil e Portugal e ampliou as oportunidades de cooperação internacional para a instituição
Publicada por Max Praxedes em 16/04/2025 ― Atualizada em 16 de Abril de 2025 às 13:40
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou, nos dias 10 e 11 de abril, do II Seminário Luso-Brasileiro, realizado na sede da Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador. A atividade reuniu gestores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil e de Portugal e teve como tema “Inovação e cooperação: o caminho para a implementação efetiva de redes internacionais”.
A presença do IFRN no evento marca a continuidade de um processo de internacionalização iniciado em 2022, quando a instituição participou da primeira edição do seminário, na cidade de Bragança, em Portugal. Na ocasião, compromissos importantes foram firmados para o fortalecimento das relações com os Institutos Politécnicos Portugueses.
Mobilidade que transforma
Em 2023, como desdobramento dessa aproximação, o IFRN lançou edital de mobilidade internacional estudantil, resultando no envio de seis estudantes para cursarem um semestre letivo em três instituições portuguesas: os Institutos Politécnicos de Beja, do Porto e do Cávado e do Ave. Os estudantes, oriundos dos campi Canguaretama, Currais Novos, Ipanguaçu, Natal-Central, Natal-Zona Norte e Parelhas, participaram de atividades acadêmicas nas áreas de Comércio Exterior, Marketing, Informática e Agronomia.
Durante o ano de 2024, a experiência no exterior impactou de maneira significativa a formação desses estudantes, que retornaram ao Brasil com perspectivas ampliadas, práticas interculturais adquiridas e uma cidadania global desenvolvida. Os relatos apresentados no seminário demonstraram o potencial transformador da internacionalização para os indivíduos e para os territórios onde os campi estão inseridos.
Expansão das parcerias
No encontro deste ano, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, destacou a consolidação das parcerias com seis Institutos Politécnicos portugueses e anunciou uma nova articulação com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, representado pela vice-presidente Ana Paula Vale. A aproximação tem como objetivo a construção de futuros acordos voltados à mobilidade acadêmica e à cooperação institucional.
Atualmente, o IFRN mantém vínculos com os Institutos Politécnicos da Guarda, Porto, Beja, Cávado e do Ave, Santarém e, em breve, Coimbra. As colaborações incluem ações de mobilidade estudantil e docente, dupla diplomação e projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão.
Cooperação em rede
Organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP), o seminário reforça a importância das redes internacionais como estratégia para promover inovação, intercâmbio de experiências e desenvolvimento conjunto entre as nações.
Com Portugal consolidado como o principal parceiro internacional da Rede Federal brasileira, eventos como o Seminário Luso-Brasileiro ampliam as possibilidades de atuação conjunta, reafirmando o compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, conectada ao mundo.
- Palavras-chave:
- Seminário Luso-Brasileiro Internacionalização Evento