Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Expansão

IFRN Cidade Alta realiza abertura de nova unidade em prédio histórico das Rocas

Foram investidos cerca de R$ 5 milhões na restauração da antiga Rotunda que faz parte da memória do centro histórico da cidade

Publicada em 29/04/2016 Atualizada há 1 ano, 7 meses

Momento de descerramento da placa. Foto: Nivaldo Fonseca

O IFRN Cidade Alta promoveu na última segunda-feira (25) aula inaugural para recepcionar os alunos. O evento marcou a abertura da Unidade Rocas do campus que de início vai receber mais de 100 novos estudantes inscritos para os cursos técnicos integrados em Multimídia e Lazer e o curso de graduação em tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer. Ao todo a unidade vai atender a mais de 300 alunos regulares.

A conclusão da obra e inauguração estão previstos para o mês de agosto de 2016. Nessa primeira etapa foi entregue, parte do Museu do Trem de Natal, 11 salas de aula, refeitório para 120 alunos e setor médico. Até o fim do ano serão concluídos o auditório com capacidade para 150 pessoas e os laboratórios de áudio, vídeo e design gráfico. Ao todo foram investidos cerca de R$ 5 milhões na obra de restauração da antiga Rotunda e na compra de novos equipamentos.

Esse é o segundo prédio histórico restaurado pelo IFRN.  O primeiro, centenário prédio localizado na avenida Rio Branco, foi reinaugurado há seis anos. A nova unidade está funcionando onde era a antiga Rotunda, no bairro das Rocas, onde funcionavam as oficinas de recuperação de locomotivas e vagões da Refesa - Rede Ferroviária Federal S.A e vai abrigar o Museu do Trem de Natal.

“É um orgulho ter a oportunidade de entregar a cidade do Natal este prédio que estava abandonado e em ruinas. O Instituto cumpre o compromisso de restaurar e instalar no bairro das Rocas uma instituição de ensino de qualidade, valorizando uma comunidade abandonada pelas ações de políticas públicas”, declarou o professor Lerson Maia, diretor do campus Cidade Alta durante o processo de restauração da nova unidade.

 Lerson explica o que a chegada do IFRN a comunidade, irá proporcionar “espaços para as expressões artísticas, culturais e de lazer da comunidade. As diversas atividades, projetos de extensão e pesquisas desenvolvidos pela instituição renderão grandes parcerias”. Ele acrescentou que a tendência é que sejam abertos novos cursos dando proveito a vasta estrutura de qualificação profissional que o instituto dispõe nas duas unidades históricas.

Ao ser informada sobre a abertura da nova unidade do instituto, a senadora Fátima Bezerra emitiu seus cumprimentos ao reitor recém-empossado, Wyllys Farkatt Tabosa, e demonstrou toda sua alegria com mais este ganho na educação potiguar. "A inauguração da unidade do IFRN no bairro das Rocas é resultado de um longo processo de valorização e expansão da educação profissional e tecnológica no Brasil, desencadeados nos governos Lula e Dilma. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história através dos mandatos de deputada federal e hoje de senadora, de saber que o RN foi o estado proporcionalmente mais contemplado com o plano de expansão do governo federal, o que não aconteceria sem o trabalho e a dedicação dos profissionais que fazem o IFRN", enfatiza a senadora. 

Palavras-chave:
ensino servidores

Notícias relacionadas